quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Treze alunos do Colégio de Aplicação são premiados em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

(Diário de Pernambuco) Treze alunos do Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Pernambuco, foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2013. Quatro estudantes também receberam medalha de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog 2013).

A OBA é uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Eletrobrás Furnas. A Mobfog é um evento vinculado à OBA pelo qual os alunos são incentivados a produzir e testar foguetes com diversos tipos de propulsão. No Colégio de Aplicação, as atividades são organizadas pela professora Marta Bibiano, de Física.

Receberam medalha de ouro os alunos: Ariovaldo Capuano Neto e Matheus Leite Queiroz Nunes. A medalha de prata foi entregue a: Fernanda de Brito Freire do Nascimento, Aline Maria Tenório Gouveia, Gabriel Leite Queiroz Nunes, Matheus Frederico Assis Oliveira, Lucas Oliveira Maggi, Marcelo Henrique Simões Silva e Pedro Filipe Medeiros Gomes. Os agraciados com a medalha de bronze foram: Gabriel Almeida Schneider, Beatriz de Brito Pontes, Bruno de Souza Leão Torres e Yuri Silva Coelho.

Diante dos resultados obtidos na XVI OBA, os alunos os alunos Bruno de Souza Leão Torres e Pedro Filipe Medeiros Gomes foram pré-selecionados para participarem do processo de seleção de duas equipes de cinco alunos cada que representarão o Brasil na International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), ambas em 2014.

A equipe premiada com medalha de bronze na MOBFOG 2013 era formada por: Ariovaldo Capuano Neto, Gabriel Leite Queiroz Nunes, Matheus Leite Queiroz Nunes e Sofia Martins de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário