segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente na SNCT

Projeto realiza atividades em Brasília e Rio de Janeiro

(JC) A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo da Fiocruz, vai participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013 em duas capitais brasileiras simultaneamente: Brasília e Rio de Janeiro.

As cidades irão receber a Mostra Olímpica, que traz uma compilação dos trabalhos premiados na última edição da Olimpíada. Um vídeo com um resumo dos projetos e banners com os destaques nacionais da 6ª OBSMA estarão expostos na área externa do Museu da Vida (Rio de Janeiro) e no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (Brasília) de 21 a 25 de outubro. No Rio de Janeiro as atividades acontecem de 9h às 16h30 e em Brasília, de 9h às 18h, com entrada franca em ambas as cidades.

Na capital federal haverá ainda o lançamento da sétima edição da Olimpíada, na tarde da quarta-feira, dia 23. A coordenadora nacional da OBSMA, Cristina Araripe e a coordenadora da regional Centro-Oeste, Luciana Sepúlveda, estarão presentes no evento, que terá apresentações culturais e contará com a presença de ex-participantes da Olimpíada vindos do Distrito Federal .

A Mostra Olímpica é realizada com o apoio do CNPq e já esteve em Recife no mês de julho, durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O vídeo com os projetos premiados e os banners olímpicos ficaram expostos na Fiocruz Pernambuco, com visitação gratuita.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A OBSMA tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A Olimpíada contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio - incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.

Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada já recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário