quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Curitibana está entre os cinco brasileiros a disputar a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

(Paranashop) O Espaço é para o homem moderno o que foram os oceanos para os desbravadores dos séculos passados: um lugar ainda desconhecido, mas que pode trazer riquezas extraordinárias para quem estiver apto a desbravá-lo. É pensando nisso, que cinco estudantes brasileiros foram além dos muros escolares e participarão, entre os dias 19 e 23 outubro, em Cochabamba, na Bolívia, da5ª Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Entre eles está a curitibana, ex-aluna do Colégio Positivo e, atualmente, aluna do Curso Positivo, Ana Letícia de Lima Santos, que foi selecionada para integrar a equipe brasileira que irá para a OLAA.

Ana Letícia conquistou uma vaga devido aos resultados que obteve na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em maio de 2012. Na competição nacional, a aluna ficou em primeiro lugar na categoria nível 1, com a nota de 8.9 na prova. “As aulas preparatórias semanais de Astronomia, oferecidas pelo Colégio Positivo em preparação para a OBA, assim como a dedicação e o apoio dos professores, somada à minha dedicação com estudos diários, foram fundamentais para que eu fosse selecionada para a equipe brasileira da OLAA”, afirma a estudante, que enquanto estudava no Colégio Positivo na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, ainda conciliava os estudos no projeto Força Total, por meio do qual os alunos Ensino Médio do Colégio Positivo assistem a aulas de Física, Química e Matemática com professores do Curso Positivo.

“Acredito que o sucesso da Ana depende muito do empenho dela e do trabalho realizado pelo Positivo em todos os níveis e séries por onde passou e ainda estuda. Dificilmente um aluno consegue ter tanto sucesso e ser tão brilhante, como a Ana, se não tiver uma boa base, equilíbrio, muita determinação, disciplina e apoio da família. Por ser uma excelente aluna, Ana ganhou uma bolsa integral para cursar o Terceirão no Curso Positivo e ainda fazer um curso preparatório para o Instituto Tecnológico de Astronáutica (ITA)”, comenta Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo. Segundo Gnoatto, Ana Letícia participou ainda da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), em que foi aprovada na 1ª fase e em primeiro lugar entre todos os alunos do Ensino Médio do Colégio Positivo e Curso Positivo, conseguindo 19 acertos em 25 questões.

Além de garantir a participação na OLAA, os resultados de Ana Letícia na OBA também oportunizaram sua presença na VIII Jornada Espacial Brasileira, evento realizado em 2012, em São Paulo. “A Ana Letícia é uma excelente aluna, preocupada em ampliar sua leitura de mundo e interessada em utilizar suas habilidades em prol do desenvolvimento da sociedade. Participar de competições de alto nível como a OBA e a OLAA permite a ela colocar seu conhecimento em prática, testar e expandir seus limites. A experiência nestas competições, ainda na adolescência, traz a ela um diferencial competitivo para a futura vida profissional”, avalia o diretor-geral do Colégio Positivo, professor Celso Hartmann.

Segundo ele, ainda, investir em cursos e competições de astronáutica pode estimular a formação de pesquisadores de qualidade, que auxiliam no desenvolvimento do país. “Conhecimento é básico, não há como ter sucesso sem ter construído conhecimento de qualidade, abrangente, durante toda a vida escolar. Entretanto, ter controle emocional para fazer frente às dificuldades impostas, determinação para sobrepujar os desafios são essenciais para conquistar os primeiros lugares em concursos de alto nível, sejam as principais olimpíadas do conhecimento ou os principais concursos vestibulares”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário