É a segunda vez que uma equipa portuguesa participa na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
(Ciência Hoje - Portugal) A equipa portuguesa que competiu na 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) regressa a Portugal com uma menção honrosa obtida pelo estudante Matheus Marreiros.
Participaram na competição 160 estudantes do ensino secundário de 32 países. Portugal esteve representado por dois estudantes: Mariana Paiva, da Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande) e Matheus Marreiros, da Escola Secundária Eça de Queirós (Lisboa). As IOAA 2012 decorreram de 4 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro (Brasil).
Na avaliação de Cristina Fernandes, líder da equipa portuguesa, e acompanhante dos estudantes às IOAA, a obtenção desta menção honrosa tem “muito mérito tendo em conta que o Matheus estudou complemente sozinho e que a prova, a meu ver, era bastante difícil”.
Os estudantes competiram em diversas provas que incluíram testes teóricos, testes práticos e provas de observação astronómica. O vencedor absoluto das IOAA 2012 foi um estudante da Lituânia.
“Este é apenas o segundo ano em que uma equipa portuguesa participa nas IOAA e já se começou a alcançar um lugar de destaque. Por ser uma actividade tão recente para a SPA, aliás a própria SPA é uma sociedade jovem, a infraestrutura e apoios com que contamos para as Olimpíadas são ainda reduzidos. Daí termos podido levar apenas dois participantes e não os cinco que levam a maioria dos países participantes. Grande parte do mérito é, claro, dos estudantes. Mas não se pode deixar de dar ênfase ao papel dos professores do ensino secundário que têm vindo a apoiar e acompanhar os estudantes – não apenas estes finalistas - nas provas Nacionais”, afirma André Moitinho de Almeida, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA).
Segundo Joana Ascenso, vogal da direcção da SPA e responsável pelas Olimpíadas de Astronomia, o “excelente” resultado apenas na segunda edição das IOAA em que os alunos participam é “notável” e ilustra o “genuíno interesse pela ciência” que mais de uma centena de alunos portugueses por ano demonstra ao participar nas provas regionais e nacionais. Ao contrário de provas semelhantes em disciplinas diferentes, a Astronomia ainda não tem um programa de treino específico, o que acrescenta ainda mais valor à prestação da equipa portuguesa.
As IOAA realizam-se desde 2007. Trata-se de uma competição internacional de alto nível para os estudantes do ensino secundário, que promove o ensino e os conhecimentos de Astronomia e Astrofísica. Portugal participa nas IOAA desde 2011, ano em que a prova foi realizada em Katowice e em Krákov, na Polónia, e Portugal foi representado por Carolina Duarte.
Em 2013, a competição será realizada na Grécia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário