(Folha) Em ritmo de Olimpíada, os brasileiros Renan Henrique Finder, Matheus Secco, Hugo Fonseca Araújo e Davi Lopes Alves de Medeiros conquistaram medalha de ouro. Mas, ao contrário do esporte, a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários não é realizada em Londres, mas em Blagoevgrad, na Bulgária.
A competição que reúne 318 estudantes de vários países começou no dia 26 e será encerrada amanhã (1°).
O Brasil também ganhou duas medalhas de prata e nove de bronze. A delegação brasileira, selecionada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática, contou com 23 participantes de dez universidades. Três dos vencedores do ouro são da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e um da Universidade Federal do Ceará.
Eles foram liderados pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, de Salvador (BA), e Fábio Dias Moreira, do Rio de Janeiro (RJ).
COMPETIÇÃO
Os estudantes têm cinco horas para responder cada uma das provas aplicadas em dois dias consecutivos. Os testes envolvem os campos da álgebra, análise real e complexa e combinatória. As questões devem ser respondidas em inglês.
Segundo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, o Brasil já conquistou 99 medalhas desde 2003, quando entrou na competição mundial.
No total, o país tem uma medalha de ouro especial, 16 ouros, 31 de prata e 51 de bronze.
----
Matéria similar no JC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário