quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Três medalhas de bronze para Portugal




Ciência Hoje - Portugal) O Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) preparou-os e eles trouxeram para Portugal três medalhas de bronze na XVI Olimpíada Ibero-Americana de Química. Os três estudantes portugueses do ensino secundário, que participaram na competição que decorreu em Teresina, na Universidade Federal do Píaui, Brasil, de 16 a 24 de Setembro, conseguiram assim pela primeira vez o pleno numa competição internacional, isto é, a conquista de medalhas por todos os estudantes lusos.

A delegação portuguesa foi constituída pelos estudantes Vasco Figueiredo Batista, Paulo Sérgio Pereira Gonçalves e João Miguel Pimenta Pereira, e pelas docentes do Departamento de Química da UA Maria Clara Magalhães e Diana Pinto, também responsáveis pela preparação da equipa. De salientar que um dos medalhados, Vasco Figueiredo Batista, ingressa este ano lectivo na Licenciatura em Química da UA com a média de acesso de 19,0 valores.

A preparação dos participantes das competições internacionais e ibero-Americanas está sedeada no Departamento de Química da UA desde 2002 e conta com a colaboração de uma equipa alargada. Neste ano lectivo, contou com os docentes Maria Clara Magalhães, Diana Pinto, Amparo Faustino, Graça Marques e Rita Ferreira. O grupo teve ainda a colaboração de Alzira Rebelo, docente do Colégio dos Carvalhos, instituição que preparou os alunos em técnicas laboratoriais básicas.

De acordo com as docentes de Aveiro que acompanharam a equipa (mentores), Maria Clara Magalhães e Diana Pinto, "é evidente que a experiência adquirida nos anos anteriores torna possível optimizar o tempo de preparação dos alunos", mas essa vantagem foi particularmente potenciada pelas "muitas horas de estudo e de entrega desta equipa".

A 16ª edição da Olimpíada Ibero-Americana juntou 52 finalistas do ensino secundário de 14 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, El Salvador, Guatemala, México, Perú, Portugal, Uruguai e Venezuela.

As Olimpíadas de Química são uma actividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química e que visa dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as universidades e despertar o interesse pela área, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário