terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cabeça nas Estrelas e Pés no Chão



(Diário da Amazônia / Brazilian Space) Uma disputa acirrada em prol do conhecimento contou com a participação de mais de 800 mil alunos de escolas particulares é públicas de todo o Brasil: trata-se da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada em maio desse ano. Um aluno de Rondônia conseguiu ficar entre os 40 selecionados para participar da Jornada Espacial que acontecerá em São José dos Campos (SP), de 30 de outubro a 5 de novembro.

A classificação surpreendeu até mesmo Rafael Izidoro dos Santos, 17 anos, aluno do 3º ano do Colégio Don Bosco, que conseguiu conquistar a classificação. No ano passado ele também tinha participado da Olimpíada, mas não conseguiu expressividade. Este ano foi diferente. Física, Química e História são as disciplinas que Rafael mais gosta. Ele conta que sempre se interessou e teve curiosidade pelo espaço.

Apesar da escola ter tido mais de 20 alunos participando da Olimpíada, apenas Rafael conseguiu a classificação. Rafael não fez uma preparação especial para a olimpíada, mas afirma que sempre presta muita atenção em sala de aula sobre os conceitos que envolvem a astronomia. “A prova de questões abertas exigiu muita interpretação”.

O diretor pedagógico da escola, Jean Barcell Caldin, fala do orgulho que todos da escola sentem por Rafael garante que a escola sempre incentiva a participação dos alunos em eventos de conhecimento. “É uma forma que o colégio tem para, através dessas atividades, desenvolver o desempenho dos alunos e ao mesmo tempo colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula”.

Mesmo com a afinidade com a Astronomia, Rafael pretende fazer o curso de Direito, e em seguida de Engenharia. Filho de uma funcionária pública e de um militar aposentado, Rafael diz que sempre teve o apoio dos pais com incentivo aos estudos e a liberdade para escolher o curso superior que tem vontade de fazer. Agora, o estudante esta na expectativa de participar da Jornada Espacial, onde poderá visitar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Além da oportunidade de conhecer pesquisadores de astronomia e astronáutica.

Outras 133 escolas de Rondônia estão inscritas nas olimpíadas. O evento é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobrás/Furnas. A primeira edição ocorreu em 1998.
----
E mais:
OBA 2011, Segunda Peneira (Física na Veia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário