sexta-feira, 23 de setembro de 2011

À procura do ouro na Costa Rica

Jovens portugueses em competição internacional de Matemática




(Ciência Hoje - Portugal) Este sábado quatro jovens portugueses partem para as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) que se realizam na Costa Rica até dia 1 de Outubro.

Raúl Penaguião, da Escola Secundária Santa Maria, em Sintra, João Santos, da Escola Secundária da Maia, Frederico Toulson, do Colégio Valsassina, em Lisboa, e Francisco Machado, da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, têm de responder a uma expectativa elevada.

Portugal obteve a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) e, na competição Ibero-Americana do ano passado, a equipa portuguesa obteve a melhor pontuação de sempre. Além disto, o país já conquistou nas OIAM seis medalhas de prata, 29 de bronze e nove menções honrosas.

Em entrevista ao Ciência Hoje, Joana Teles, chefe da delegação portuguesa, explica que a competição procura “estimular o estudo da Matemática e o desenvolvimento de jovens talentos” nesta ciência, “promover a amizade” entre os jovens e seus professores e “criar uma oportunidade para a troca de experiências educativas” entre os professores dos vários países.

A participação dos jovens nestas competições internacionais é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). A equipa foi “seleccionada pelo Projecto Delfos, em Coimbra, face aos resultados obtidos pelos alunos nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática e nos estágios de preparação efectuados ao longo do ano”, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, explica Joana Teles.

A preparação para as competições incluiu, segundo a vice-presidente da SPM, “estágios dados pelo Projecto Delfos em Coimbra em vários fins-de-semana”. Nos períodos de férias escolares, “estágios alargados de quatro ou cinco dias”. E, “um enorme trabalho individual de cada um deles, na resolução de problemas e mais problemas”.

Para os alunos que quiserem fazer parte da equipa que participará nas próximas competições, o processo começa agora com as 30as Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estão abertas até 26 de Outubro.


Sobre as OIAM
As Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática são uma competição de Matemática dirigida a estudantes, com idade inferior a 18 anos em 31 de Dezembro do ano em que se realiza a competição. São organizadas anualmente, sempre no mês de Setembro, desde o ano de 1985. Envolvem jovens dos vinte e dois países Ibero-Americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Portugal participa neste encontro desde 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário