quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brasil conquista medalhas em Olimpíada de Biologia

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na 5ª Olimpíada Iberoamericana de Biologia. A competição foi realizada na cidade de San José, na Costa Rica, entre os dias 4 e 10 de setembro. Os jovens medalhistas foram os cearenses Matheus Rolim Alencar e Yuri Neyson Ferreira Brito. Além deles, a equipe foi composta pelos estudantes Gabriel Drumond Ferreira, de Minas Gerais, e Cayke Felipe dos Anjos, do Rio Grande do Norte. Os professores Rubens Oda, da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), e José Carlos Mattos (UERJ) coordenaram o grupo.

Os candidatos enfrentaram uma prova teórica bem difícil. Já na prática, tiveram de aplicar seus conhecimentos em biologia molecular (eletroforese), fisiologia vegetal (transporte de seiva) e fisiologia animal (controle nervoso e hormonal em insetos). Os alunos ainda participaram de um rally em grupo, que mesclava a resolução de questões de ecologia com provas no estilo gincana, com o objetivo de promover uma maior integração. Além das provas e das medalhas, os participantes conheceram a natureza, a cultura e a gastronomia de Costa Rica.

Segundo Rubens Oda, a olimpíada iberoamericana de ciência visa ao intercâmbio entre os países latino-americanos e a premiação de jovens baseada na meritocracia, impulsionando-os para uma formação técnico-científica. “É muito importante, para um país em desenvolvimento, como o Brasil, participar desse tipo de competição”.

Os estudantes e instituições de ensino que almejam disputar competições internacionais envolvendo a biologia devem primeiramente participar da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que abre inscrições a partir de outubro. Os melhores colocados garantem vagas para as próximas olimpíadas iberoamericana e internacional de Biologia, que serão realizadas, respectivamente, em Portugal e em Singapura no ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário