segunda-feira, 19 de setembro de 2011

8ª Olimpíada de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora

Equipe de Lego conquista o 1º lugar.

(JC) A equipe de Lego conquistou o primeiro lugar na 8ª Olimpíada de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro, na Faculdade de Engenharia UFJF. A Olimpíada realiza, em forma de competição, o tradicional futebol de robôs rádio-controlados e os desafios Lego-Mindstorms, no qual envolvem calouros e alunos de escolas públicas.

O organizador geral do evento e estudante de engenharia da UFJF, Matheus Limonge, acredita que a integração da competição com os estudantes do ensino fundamental é primordial para a aprendizagem e se enquadra com o objetivo do evento. "A nossa proposta é fazer com que esses alunos possam ter contato com a robótica antes mesmo de entrarem na graduação, o que pode ser muito interessante para o seu futuro profissional", define. "Acredito que a experiência que adquirimos nessa competição, além de despertar nos alunos o interesse pela robótica, possibilitou que desenvolvessem a criatividade, o espírito de equipe e de cooperação", revela a bolsista do projeto de extensão, que coordenou a participação estudantes, Gabriela Lígia Reis.

Para tanto, a equipe Lego da UFSJ contou com a colaboração de oito alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Iago Pimentel e Governador Milton Campos, de São João del-Rei, no qual cada integrante ganhou um netbook, além das medalhas e troféu.

Olimpíada - O evento é organizado por alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFJF que fazem parte do Ramo Estudantil IEEE e do Programa de Educação Tutorial (PET) da graduação. A Olimpíada, que acontece todos os anos, teve em sua programação palestras e competições que incentivam a integração e o aprendizado entre os alunos da cidade sede e das regiões.

Matheus Limonge explica que o objetivo da Olimpíada é compartilhar conhecimento e promover a integração com alunos de outras universidades. Além disso, o organizador afirma que essa é uma possibilidade para os estudantes da Engenharia da UFJF colocarem em prática tudo o que aprenderam em seu cotidiano.

Inclusão e Prazer - O Projeto de Extensão de Lego, "A Robótica e a inclusão digital: uma visão extensionista", do departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL), trabalha com a divulgação das noções de robótica para estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Iago Pimentel, Governador Milton Campos e Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos, de São João del-Rei e Barroso.

Com o lema "inclusão digital de forma prazerosa", o coordenador do projeto, professor Márcio Falcão e os bolsistas Gabriela Lígia Reis, Maurício Vieira de Souza e Vitor Marques de Oliveira, incentivam alunos a dinamizarem o conhecimento aperfeiçoando o pensamento lógico e matemático. "O projeto tem conseguido grande inserção na robótica educacional, levando as escolas do ensino básico e fundamental para conquistas, como essa, que muito nos orgulha", elogia o professor Márcio Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário