quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alunos portugueses competem na Costa Rica

Estão a decorrer as V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia





(Ciência Hoje -Portugal) Quatro alunos portugueses estão a participar, até dia 11, nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia (OIAB). A Ordem dos Biólogos, responsável pela participação portuguesa na iniciativa que este ano decorre na Costa Rica, já assegurou que o evento do próximo ano será realizado em Portugal.

Os representantes lusos para as competições nas OIAB foram seleccionados entre 4000 alunos de 160 escolas nas olimpíadas nacionais. Beatriz Madureira, aluna do 12º ano no Colégio S. Miguel, em Fátima, foi a primeira classificada.
Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Diogo Maia e Silva, da Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa), completam o grupo.

O objectivo das OIAB é promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência, assim como estreitar laços de amizade entre os países participantes, fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências.

Depois de no ano passado o primeiro grupo a participar nas Olimpíadas, realizadas na cidade de Lima, Peru, ter sido surpreendido com matérias não incluídas nos currículos de biologia ministrados em Portugal, este ano a Ordem dos Biólogos e a Ciência Viva (parceira) promoveram uma jornada de treino em laboratório para ajudar os participantes a prepararem-se para as provas.

A próxima edição das Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia será realizada em Portugal. Com isto, na primeira semana de Setembro de 2012, Cascais será transformada na ‘capital da biologia’, recebendo delegações de todos os países iberoamericanos.
----
E mais:
Portugal distingue-se nas Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia (Ciência Hoje - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário