terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasil conquista medalhas de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul realizada na Bolívia

Estudantes de oito países latino-americanos participaram da competição.

(JC) Estudantes brasileiros tiveram uma participação destacada na Olimpíada de Matemática do Cone Sul que foi realizada entre os dias 14 e 20 de agosto na cidade de La Paz, Bolívia. Os estudantes Rafael Miyazaki de São Paulo (SP), Henrique Fiúza do Nascimento de Brasília (DF), Rafael de Melo de Caucaia (CE) e Vinícius Canto Costa do Rio de Janeiro (RJ), conquistaram medalhas de prata. Com este resultado o Brasil ficou em segunda posição entre os oito países participantes.

O evento contou este ano com a participação de 32 estudantes representando as delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A equipe brasileira formada por quatro estudantes, todos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), foi liderada pelos professores Francisco Bruno Holanda e Régis Barbosa Feitosa, ambos de Fortaleza (CE).

Durante as provas, realizadas em dois dias consecutivos, os participantes tiveram quatro horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. A soma dos pontos obtidos na solução de cada problema determinou os vencedores do certame.

Histórico - A competição, que existe há 23 anos, tem como objetivo proporcionar uma oportunidade para os jovens participantes demonstrarem suas habilidades em matemática, possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino médio de diversos países latino-americanos. O Brasil participa desta competição desde 1988 e já conquistou um total de 81 medalhas, sendo 19 de ouro, 34 de prata e 28 de bronze. Em 2012 o certame acontecerá no Peru.

O processo de seleção para participar da competição é organizado através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) - iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM e um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).

Nenhum comentário:

Postar um comentário