terça-feira, 9 de agosto de 2011

18 Alunos do Liceu de Barbalha Estão Classifica​dos para a Segunda Etapa da Olimpíada Internacional de Astronomia

(Brazilian Space) A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica – OLAA é uma competição anual de astronomia e astronáutica para estudantes do ensino médio. Em sua idealização teve objetivos como divulgar a astronomia, por isso sua primeira edição ocorreu no Ano Internacional da Astronomia, e fazer uma interação entre os estudantes de ensino médio da América do Sul.

A primeira edição da OLAA ocorreu em outubro de 2009 e contou com a participação de delegações de sete países latino-americanos (México, Colômbia, Bolívia, Brasil, Paraguai,Uruguai e Chile), totalizando 33 alunos participantes. A prova observacional foi realizada no Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá, MG.

A segunda edição ocorreu em setembro de 2010, em Bogotá, Colômbia, contando com a participação dos mesmos sete países que participaram da primeira edição, mas com 35 alunos. A prova observacional ocorreu no Deserto da Tatacoa.

A terceira edição (2011) ocorrerá em Santiago, Chile. Para participar da OLAA, os alunos são selecionados por etapas assim descritas:

1. 100 melhores alunos em resultado da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (13/05/2011) para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio;

2. Pré-seleção: 50 melhores alunos sem resultado por nota da prova de conhecimentos aplicados à Astronomia e Astronáutica (02/09/2011);

3. Curso preparatório: 05 alunos serão escolhidos dentre os 50 para compor a delegação representante do Brasil na III OLAA.

A XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – XIV OBA aconteceu no dia 13 de maio de 2011, tendo a participação de 9.129 escolas e 797.979 alunos distribuídos em todo o Brasil, dentre eles 100 alunos foram escolhidos para a pré-seleção (segunda etapa) que acontecerá dia 02 de setembro de 2011, dos quais 18 do Liceu de Barbalha foram escolhidos para participarem, confira os nomes:

Alexandre Martins da Silva Santos – 1º “B”
Emanuela Fernandes Gonçalves – 1º “B”
Guilherme Sousa Brandão – 1º “B”
Jose Walison Martins – 1º “B”
Luis Filipe do Nascimento – 1º “B”
Maria Silvana da Silva Martins – 1º “B”
Rodrigo da Silva Viana – 1º “B”
Timóteo Erik Pereira Alves– 1º “B”
Valéria Martins do Nascimento – 1º “B”
Vitória Shiévila dos Santos Gonçalves – 1º “B”
Washington Moura Braz – 1º “B”
Andyara Malena Rocha de Sousa – 1º “C”
Jonas Delano Bernardes de Sousa – 1º “C”
Jonatan Augusto Almeida Oliveira – 1º “C”
Maria Luisa Farias Grangeiro – 1º “C”
Ravena Yáscara Sampaio de Oliveira – 2º “A”
Yasminne Santos Vidal – 2º “A”
João José de Sousa Neto – 2º “B”

Os conteúdos da prova de pré-seleção são os mesmos da OBA e estão disponíveis no site www.oba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário