terça-feira, 15 de julho de 2014

Piauí terá representante em Olimpíada Internacional de Astronomia

(CBN Foz) O estudante teresinense Felipe Vieira Coimbra fará parte da equipe que representará o Brasil na Olímpiada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). O evento que vai acontecer na Romênia entre os dias 1º e 11 de agosto.

Além de Felipe, o grupo será composto pelos jovens Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Daniel Charles Heringer Gomes (Mogi das Cruzes, SP), e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte, MG).

Antes da viagem para Europa, os estudantes participaram de um treinamento intensivo com astrônomos e especialistas, na cidade de Passa Quatro, Sul de Minas Gerais. A programação foi dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

O grupo teve à disposição um planetário móvel cedido pelo MAST para analisar as constelações por meio de projeções. Ainda aprenderam a montar e a manusear dois diferentes tipos de telescópios.

Para participar das duas olimpíadas, o candidato precisa de uma excelente pontuação na prova nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em seguida, participa das seletivas e ainda passa por outra etapa. Depois de todo esse processo, os classificados fazem um treinamento intensivo com vários astrônomos.

Site oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
http://www.oba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário