segunda-feira, 21 de julho de 2014

Selecionados na Olimpíada de Linguística buscam patrocínio para fase internacional

(Com Ciência) Todos os anos centenas de estudantes do país inteiro participam da Olimpíada Brasileira de Linguística, um evento que integra as Olimpíadas do Conhecimento, um importante instrumento para motivar estudantes em idade escolar para a pesquisa científica, além de fomentar uma cultura intelectual de alto nível entre jovens talentosos.

Mas, às vésperas da divulgação do resultado dos quatro finalistas da etapa nacional, que esse ano teve como tema a Alemanha no Brasil, a organização do evento ainda busca patrocínio para que esses jovens possam viajar para a China, aonde acontecerá a etapa internacional desse ano.

A olimpíada foi dividida em duas fases, a primeira foi uma prova escrita sobre o tema do ano que aconteceu no final de 2013 em todos os colégios inscritos. É a fase com maior alcance e potencial difusor. A intenção é despertar, na maior quantidade de alunos e professores, a consciência linguística e as habilidades relacionadas.

Os cinquenta melhores estudantes dessa fase participaram da Cyber Vina (nome que faz menção à forma como os curitibanos chamam a salsicha - um encurtamento de Wiener Wurst, Linguiça de Viena). Nessa outra etapa, além da prova escrita os alunos participaram de minicursos e palestras oferecidos pela Escola de Linguística Brasileira e de um debate on line sobre o assunto “Ainda falamos no Brasil a mesma língua de Portugal?”.

Sobre a Olimpíada de Linguística
A olimpíada de linguística é a mais jovem competição dentro das olimpíadas do conhecimento. A primeira olimpíada foi organizada em Moscou em 1965, por iniciativa do filólogo Alfred Zhurinsky. Mas o evento só se tornou internacional em 2003 e, desde então, cada vez mais países têm aderido ao movimento, criando suas próprias olimpíadas nacionais. No Brasil ela surgiu no início de 2011.

Desde então, todos os anos, estudantes brasileiros tem conseguido bom desempenho nas fases nacionais, o que proporcionou a esses estudantes a participação nas etapas internacionais. Em 2011, sete estudantes foram para Pittsburg (EUA); em 2012, quatro estudantes estiveram na Liubliana (Eslovênia); e, em 2013, mais quatro estudantes viajaram para Manchester (Reino Unido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário