Estudantes representam o País na competição mundial na África do Sul, de 3 a 13 de julho
(JC) A pouco menos de um mês do início da 55ª Olimpíada Internacional de Matemática, os seis estudantes que representarão o Brasil, iniciaram na segunda-feira (9) a reta final de preparação para a competição. O evento ocorrerá na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre os dias 3 e 13 de julho próximo reunindo 582 talentosos estudantes de mais de 100 países.
O time brasileiro é formado pelos estudantes Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Murilo Corato Zanarella (SP), Alessandro de Oliveira Pacanowski (RJ), Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Lima Braga (CE) e Alexandre Perozim de Faveri (SP). A equipe será acompanhada pelos professores Onofre Campos da Silva Farias (CE) e Samuel Barbosa Feitosa (BA).
Para conseguir uma vaga na equipe brasileira, os jovens precisaram superar mais de 200 mil concorrentes que participaram da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2013. A equipe que representa o Brasil na IMO foi escolhida com base nos resultados conquistados na disputa nacional, além de considerar os resultados dos estudantes no processo de seleção, que incluiu a realização de provas específicas e listas de exercícios.
Treinando forte
Desde meados do mês de maio, quando a equipe foi definida pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, os seis estudantes iniciaram o processo de preparação que incluiu a participação da equipe no Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci), realizado na cidade de Brasília. Antes da viagem para África do Sul, o time brasileiro, enfrenta ainda um segundo treinamento, voltado especificamente para a competição, realizado entre os dias 9 e 27 de junho em São José do Rio Preto (SP).
Durante o período os estudantes terão simulados diários das provas e aulas avançadas da disciplina com matemáticos com alto nível de qualificação e experiência em competições do gênero. A programação é bastante rigorosa, porém também inclui algumas atividades de lazer, após os horários de estudo.
O coordenador-geral da OBM, professor Carlos Gustavo Moreira, destaca que a equipe tem treinado fortemente para adquirir cada vez mais maturidade e chegar preparada na competição.
"A equipe que representará o país na IMO teve excelentes resultados no processo de seleção e conta com integrantes muito experientes, que já têm um histórico olímpico com diversas conquistas nacionais e internacionais. Acreditamos que o período de treinamento é essencial para fortalecer ainda mais o time brasileiro e torna-lo mais confiante e preparado para a competição, que é extremamente difícil", explicou.
Além da equipe da IMO, foram convocadas ao treinamento as equipes brasileiras que participarão da Olimpíada de Matemática do Cone Sul e da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Sobre a IMO
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante e tradicional olimpíada científica do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, sempre num país diferente, a competição envolve a participação de estudantes entre 14 e 19 anos de idade, que resolvem provas de matemática em dois dias consecutivos.
Neste ano um total de 109 países já confirmou a participação no evento, quebrando o recorde de 104 países participantes na olimpíada de 2009 realizada na Alemanha.
Brasil participa da competição desde 1979 e acumula desde então um total de 105 medalhas, sendo 9 de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, o que o torna o país latino-americano com maior número de medalhas na competição. Em 2017, a IMO ocorrerá pela primeira vez no Brasil.
A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.
A competição conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Para outras informações sobre a competição, visite: www.obm.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário