sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pernambuco participa de Olimpíada Latino Americana de Astronomia


(NE10) De um costume bem familiar a todas as crianças que moram no interior do estado - olhar estrelas - nasceu uma paixão que rendeu frutos para a área de astronomia em Pernambuco. A estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) Larissa Fernandes de Aquino, 17, do curso de Segurança do Trabalho - Campus Recife - foi classificada para a próxima etapa da Olimpíada Latino Americana de Astronomia (OLAA), competição estudantil na qual a jovem estará representando o Brasil, em parceria com mais 4 estudantes do país.

Essa é a quarta edição da olimpíada e a primeira vez que Pernambuco é representado. "Gosto muito da área, principalmente de cosmologia. Comecei olhando estrelas e há uns dois anos fui me aprofundando na área, lendo artigos na internet", conta Larissa. Em abril, a jovem havia participado da última etapa da seletiva nacional para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica e foi a única do Estado nesta seletiva.

O resultado foi divulgado pelo Comitê de Criação e Desenvolvimento da Olimpíada Brasileira de Astronomia (CCD). A 4ª OLAA será realizada no período de 9 a 15 de setembro, na cidade de Barranquilha, Colômbia.

Coordenador do Núcleo de Astronomia da IFPE, Guilherme Perreira orientou Larissa nos estudos para alcançar a classificação. "A equipe é composta de 5 estudantes, sendo três de São Paulo e um do Piauí. Larissa é Pernambuco nas olimpíadas, é um incentivo para nosso estado. Não possuímos nenhum departamento de astronomia em nossas universidades, nem sequer um telescópio", enfatiza.

Ainda de acordo com o professor, o sertão de Pernambuco é um local ideal para o estudo da astronomia. "O interior pernambucano possui um clima seco, além de ser um lugar alto. Isso facilita a visibilidade os corpos celestes", esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário