segunda-feira, 28 de maio de 2012

Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã

Quarta versão da competição começa hoje (28).

(JC) No período de 28 de maio a 3 de junho acontece, na Estação Científica Ferreira Penna do Museu Paraense Emílio Goeldi, a 4ª Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã. A programação é uma ação conjunta do Museu Goeldi, Prefeitura de Melgaço, Prefeitura de Portel e ICMBio, dentro do Programa Floresta Modelo de Caxiuanã.

Este ano a Olimpíada antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre sempre em Outubro, mas adota o mesmo tema: Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. A competição abordará assuntos como o manejo florestal comunitário; o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade; o uso sustentável dos recursos florestais; a inclusão digital e a metodologia científica; a biodiversidade; o cinema na escola: linguagem e percepção.

Em 2012 engajaram-se na realização da 4ª Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã, além dos promotores do evento deste ano, a Universidade Federal do Pará; o Serviço Florestal Brasileiro; o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Pará.

A Olimpíada é realizada com recursos do Museu Goeldi, Prefeitura de Melgaço, Prefeitura de Portel e apoiada por projetos de pesquisas como o PELD - Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, o TEAM - monitoramento de ecossistemas tropicais, Mostra de Ciências. A aquisição de parte do material didático foi feita com recursos de prestações pecuniárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário