(BV News) Toda escola cadastrada para participar da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) participa automaticamente da VI Mostra de Foguetes. Roraima não ficou de fora. Neste sábado (5), a partir das 7h30, alunos da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino irão mostrar ao público o que a física e a química são capazes de fazer.
Na Vila Olímpica Roberto Marinho, no bairro Olímpico, serão lançados os foguetes que eles mesmos produziram com garrafas pet. A partir de uma reação química os objetos serão arremessados de uma plataforma construída com PVC. Toda essa pesquisa ocorre em um clima de brincadeira e diversão, aliando ciência e tecnologia.
“É a primeira vez que a Escola Antônio Carlos Natalino participa, pois consideramos importante que os alunos sejam estimulados a participarem das Olimpíadas Brasileiras, uma oportunidade de crescimento social e intelectual”, ressaltou o gestor da escola, Marcos Roberto Oliveira.
Haverá uma premiação de troféus e medalhas oferecidos pela OBA para os vencedores (no caso quem conseguir que o artefato voe mais alto). Na etapa local os estudantes concorrem a pen drives, modens e calculadoras científicas – recursos tecnológicos que auxiliarão nos estudos. Já os estudantes aprovados para a etapa nacional, poderão concorrer à bolsas de iniciação científica júnior.
OLIMPÍADAS
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobrás Furnas. As provas são aplicadas entre alunos de todas as séries dos Ensinos Fundamental e Médio no Brasil.
A OBA tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e ciências afins, promovendo a discussão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Os alunos inscritos receberão certificados e de acordo com o seu desempenho poderão participar de olimpíadas internacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário