segunda-feira, 11 de julho de 2011

Olimpíada de Geociências

(JC) O Museu da Geodiversidade realizará este ano a 1a Olimpíada Nacional de Geociencias, que conta com a participação de estudantes das redes pública e privada de Ensino Médio de todo o país. Para participar, basta montar uma equipe em sua escola formada por tres alunos e um professor de qualquer disciplina.

Através da participação nesta competição serão promovidos o convívio social, o trabalho em equipe, a cultura, a solidariedade, e a valorização do conhecimento. É a partir de olimpíadas científicas como esta que se desenvolve e se incentiva a participação ativa em desafios envolvendo diversos campos do saber.

O evento contará com etapas formadas por provas e tarefas. Desta forma, os alunos terão duas formas de aprendizagem: uma teórica e outra prática. Na primeira, mais voltada à teoria, aprenderão sobre as Ciencias da Terra ao estudarem para realizar as provas objetivas. Já ao realizar tarefas, os alunos tentarão colocar em prática os conhecimentos sobre recursos naturais estudados na teoria, explorando, para isso, também suas potencialidades artísticas e criativas. Dessa forma, preocupar-se-ão não apenas em preservar o patrimônio natural que eles agora reconhecem, mas também em difundir esse novo conhecimento na comunidade escolar, auxiliando e motivando outras pessoas a seguirem a mesma busca pela compreensão e conscientização em relação ao meio ambiente, local que lhe oferece abrigo e sustento.

Durante a Olimpíada será necessário um trabalho de pesquisa e debate intenso entre professores e estudantes sobre os temas, além da necessidade de atividades com material diversificado, o que será exigido especialmente para a execução das tarefas propostas em cada etapa.

Por ser uma atividade de alcance nacional, a Olimpíada acontecerá a distância durante as cinco primeiras fases e presencialmente na última. Portanto, dominar bem o uso da Internet e obter os aparatos tecnológicos necessários é condição indispensável para dinamizar a execução do evento.

Para maiores detalhes sobre a Olimpíada, acesse o regulamento e inscreva-se já.

http://olimpiada.igeo.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário