sábado, 23 de julho de 2011

Jovem de 16 anos conquista primeira medalha portuguesa de ouro nas Olimpíadas de Matemática

Êxito contagiou ministro Nuno Crato que amanhã vai receber a equipa no aeroporto da Portela



(Ciência Hoje - Portugal) Miguel Martins dos Santos, de 16 anos, da Escola Secundária de Alcanena, conseguiu a primeira medalha de ouro na história da participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO), que hoje terminam na Holanda. Obteve a vitória numa competição que contou com a participação de 574 estudantes de mais de uma centena de países. Estudante do 10º ano competiu em pé de igualdade com jovens que estão a terminar o ensino secundário.

O êxito parece ter contagiado o ministro da Educação, Ensino Superior e Ciência que, segundo uma nota da Sociedade Portuguesa de Matemática – a que presidia –, irá receber amanhã a equipa portuguesa à sua chegada ao aeroporto da Portela, em Lisboa, às 14h35.

Apostado em reforçar o peso da matemática (e do português) no Ensino Secundário, Nuno Crato encontra inesperados aliados nos estudantes que competiram nos últimos dias em Amesterdão.

Outros dois jovens, João Magalhães dos Santos, da Maia, e Raul Penaguião, de Sintra, ambos alunos do 12º ano, arrecadaram duas medalhas de bronze e Luís Duarte, do 10º ano em Alcains, obteve uma menção honrosa.

Recorde-se que Miguel Santos em três participações nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) nunca deixou escapar a medalha de ouro e, em 2010, com apenas 15 anos, estreou-se nas IMO, levando para casa uma menção honrosa.

Miguel Martins dos Santos e João Magalhães dos Santos, os dois melhores classificados nas IMO, terão agora de se preparar para uma nova competição, que decorrerá em Setembro: as Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática (OIAM) que terão lugar na Costa Rica.

Entretanto, Portugal tem sido o país anfitrião das primeiras Olimpíadas de Matemática da Lusofonia (OIM), que estão a decorrer em Coimbra até 31 de Julho.
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário