sexta-feira, 22 de julho de 2011

ICMC recebe alunos de todo o país para a premiação da XIII Olimpíada Brasileira de Informática

Durante uma semana os pequenos gênios tiveram aulas de programação em diversos módulos em uma carga horária de 8 horas por dia.


(Agência CiênciaWeb) Viajar, passar uma semana fora de casa e conhecer várias pessoas novas. Essa parece a rotina normal de um estudante que está em férias escolares. Mas, em São Carlos, cerca de 40 alunos dos ensinos fundamental e médio fizeram tudo isso com um pequeno diferencial: eles se reuniram, acreditem se quiserem, para estudar durante as férias. É isso mesmo, além de conhecer os pontos turísticos de São Carlos como o observatório astronômico da USP, alunos de vários cantos do país tiveram, com a coordenação do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP São Carlos, oito horas de aulas por dia de programação.

Mesmo com essa agenda repleta de conhecimento, os alunos não desanimaram nem por um momento. É o caso de Bruna Caroline Gonçalves, 15 anos, aluna do colégio particular Ari de Sá Cavalcante Sede, que fica em Fortaleza, no Ceará, que ficou em 4o. lugar na modalidade iniciação nível 2. Ela conta que a única coisa que estranhou em sua passagem por São Carlos foi a mudança do clima.

Bruna compõe o time restrito de 8 garotas selecionadas em meio aos 32 garotos para a final da OBI – Olimpíada Brasileira de Informática. “Acho que o curso de computação em si chama mais atenção dos meninos, mas eu sempre gostei de informática. Meu primeiro contato com o computador foi aos 6 anos. Na época, meus tios apresentaram jogos de computador e desde então o meu interesse por informática só tem crescido”, relata.

Já o estudante João Vitor Alonso dos Santos, 11 anos, aluno da escola estadual Nossa Senhora da Penha, que fica em Passos, Minas Gerais, teve contato com o computador ainda mais cedo. Desde os 4 anos, que ele interage com o mundo virtual.

O estudante integra um grupo ainda mais restrito: o dos alunos da rede publica. Do total de 40 alunos classificados para a premiação, apenas 2 são de escolas da rede pública. “Na minha escola até tem sala de informática, mas as aulas só são dadas para os alunos a partir do oitavo ano”, revela João Vitor, que patrocinado pela mãe faz um curso de informática em uma escola especializada. “O meu sonho é um dia poder chegar até as Olimpíadas Internacionais”, afirma.

Ouro Olímpico
Adriana Mayumi Shiguihara,12 anos, estuda em um colégio privado na cidade de São Paulo foi a ganhadora da medalha de ouro na modalidade Iniciação Nível 1. Participante da Olimpíada pelo segundo ano consecutivo, na primeira vez, ela não obteve a colocação desejada. “Estou super feliz, mas ainda não sei se é nessa área que eu vou querer seguir, pois tudo que envolve exatas, eu gosto. Então eu quero fazer vários cursos para depois poder escolher o que achar melhor”.

A ONI foi criada em 1999 por uma iniciativa dos professores da ICMC da USP São Carlos, José Carlos Maldonado e Ricardo Reis. Atualmente, conta com 5 modalidades distintas na competição divididas pela escolaridade e pelo conhecimento em programação dos candidatos e está na 13a. edição. A competição foi promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com apoio da Fundação Carlos Chagas (FCC), e contou com a participação de 19.270 alunos de todo o país dos ensinos fundamental e médio.

Em uma etapa futura, quatro alunos serão escolhidos para representar a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática. Ricardo Anido, Diretor de Relações Profissionais da SBC e professor do Instituto de Computação (IC) da UNICAMP, esteve presente na premiação e reiterou a importância do evento. “Essa é uma oportunidade única para o aluno; obter uma medalha na olimpíada internacional pode render bolsas de estudo em qualquer escola do mundo”, ressalta Anido. Segundo ele, as expectativas são as melhores possíveis para a Olimpíada Internacional que acontecerá ainda este ano, na Tailândia.“A gente tem bastante chance de ter medalhas de prata e, alguma chance, de ter medalha de ouro, já que em vários países do leste europeu, os alunos têm aulas de programação nas escolas desde o ensino fundamental. Essa base que eles ganham é difícil de recuperar, mas alguns de nossos alunos com muito estudo e muita perseverança, conseguem chegar lá”, conclui.

A premiação da XIII Olimpíada Brasileira de Informática foi realizada no ICMC, no dia 15 de julho. Outras informações através do site www.sbc.org.br/olimpiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário