quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Brasil na Olimpíada de Biologia na Argentina

Evento se realiza até o dia 7 de setembro e conta com estudantes de Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte

(JC) A delegação brasileira viaja essa semana em busca de mais uma medalha de ouro na sétima edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB). Na competição, o país será representado pelos estudantes Alexandre Chaves Fernandes (Natal, RN), Lucas Medeiros Lopes (Fortaleza, CE), Lucas Henrique Rodrigues de Almeida (Barbacena, MG) e Eduardo Cesar Diniz Macedo (Fortaleza, CE). O evento acontece até o dia 7 de setembro, na cidade de Rio Cuarto, na Argentina.

A olimpíada vai contar com estudantes de 10 países de línguas portuguesa e espanhola. Cada equipe tem o direito de levar até quatro alunos. Para participar da OIAB ou da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), o aluno deve antes participar da olimpíada nacional de biologia em seu país, além de ter no máximo 19 anos e não estar cursando uma faculdade. No Brasil, temos a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) que é aberta para escolas públicas e particulares (http://www.anbiojovem.org.br).

A OIAB segue o mesmo modelo da olimpíada internacional. Neste ano, serão duas provas teóricas e três provas práticas com os temas: Biodiversidade e Conservação, Ecologia e Ambiente e Genética e Evolução.

Treinamento
Antes de viajar para a Argentina, os jovens passaram por um treinamento intensivo. A programação foi organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio). Entre as diversas atividades, eles assistiram a aulas em laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Instituto de Tecnologia ORT.

Organização
A Olimpíada Ibero-Americana de Biologia surgiu há seis anos. Foi fundada pelo Brasil, México, Argentina e Espanha com o intuito de aproximar as nações ibero-americanas. Além dos idiomas (português e espanhol), os países têm muitas características em comum. "O intercâmbio de materiais e práticas de ensino de biologia é fundamental para que cresçamos juntos. E, a cada ano, novos países vêm se integrando, tornando o evento ainda mais grandioso", diz Rubens Oda, coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e um dos líderes da equipe na competição.

Site da OIAB 2013: http://oab.org.ar/oiab2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário