sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estudante paranaense treina para olimpíada internacional de astronomia

A vaga é consequência da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conquistada pelo adolescente

(Bem Paraná) O estudante Lucas Bartoszik, 15 anos, do 2.º ano do ensino médio do Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra, em Virmond, município do Centro-Sul do Paraná, vai participar nos próximos meses de um treinamento especial, em Passa Quatro (MG), para se preparar para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

A vaga é consequência da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conquistada pelo adolescente no ano passado. Lucas também conseguiu outras medalhas em edições anteriores da disputa: prata em 2010 e bronze em 2011. “A cada ano me preparo um pouco mais para a competição. Sempre é uma boa experiência participar da Olimpíada”, disse.

O estudante não sabe ao certo como começou o seu interesse pela astronomia. Na infância ele foi presenteado com um livro sobre o assunto. “Como eu tinha três anos, meu pai sempre lia para mim”, lembrou Lucas a respeito do incentivo aos estudos. Para ele, a astronomia é uma ciência fascinante porque traz vários desafios. “Ainda não descobriram tudo sobre o assunto. Sempre leio artigos científicos e pesquisas com novas discussões na área”, comentou.

A Olimpíada Latino-Americana deve acontecer em setembro em local ainda a ser definido. Lucas espera que com a sua participação várias oportunidades de estudos apareçam mais à frente. Ele quer ser bacharel em Física e seguir na carreira de pesquisador na área de astronomia.

OLIMPÍADA - O prazo final para cadastro de alunos e professores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 16 de junho. Informações no site: www.oba.org.br/site .

Nenhum comentário:

Postar um comentário