terça-feira, 7 de maio de 2013

Alunos Lançam Foguetes Produzidos Por Eles em Escola de Natal

Foguetes foram produzidos com garrafas plásticas recicladas. A atividade está voltada à Olimpíada Brasileira de Astronomia.


(G1/Brazilian Space) Conhecimentos de Astronomia têm sido abordados pelos professores do Instituto Educacional Casa Escola (IECE), escola particular de Natal, de forma bem criativa. Alunos do 6º ao 9º ano se preparam para o lançamento dos foguetes montados por eles mesmos na sala de aula. Na ocasião, as equipes competirão entre si, e também entre alunos de todo o país, através da Olimpíada Brasileira de Astronomia - evento que há cinco anos tem registrado a participação dos estudantes do IECE.

O lançamento dos foguetes acontece na próxima semana, com cerca de 60 alunos da instituição de ensino. O local do lançamento ainda será definido. Duas garrafas pet são suficientes para a montagem da estrutura dos foguetes didáticos. Para o combustível? Água e ar comprimido.

Segundo o professor de Ciências e coordenador do IECE, Jorge Raminelli, com apenas esses materiais já é possível confeccionar um foguete que alcance cem metros de altura. “Na Casa Escola, ensinamos princípios de física e conhecimentos sobre astronomia, desde o 2º ano do Ensino Fundamental I. Os pequenos já chegam a lançar foguetes feitos de canudos, mas que contam com o mesmo mecanismo dos foguetes montados pelos alunos do 6º ao 9º ano”, explica.

Para o coordenador do IECE, a participação dos alunos em atividades paralelas à teoria vista em sala de aula é importante para que desenvolvam autonomia quanto à resolução de problemas. “Livro didático não é tudo. É preciso colocar o aluno para pensar. A ideia da educação de hoje não é medir conhecimento, mas a habilidade do estudante”, explica.

Para que os estudantes tenham condições de participar de competições como essa, os professores também passam por uma intensa preparação. “Uma equipe de professores de escolas da cidade passou mais de uma semana na Barreira do Inferno, recebendo orientações teóricas sobre o assunto, que foram repassadas prontamente para os alunos em sala de aula”, observa Jorge.

Assim que os foguetes forem lançados na competição, uma comissão fará o registro dos dados que renderão pontuações às equipes de alunos. As informações serão lançadas no site da própria Olimpíada, que reunirá os registros de escolas de todo o país. Todos os alunos recebem certificado e a entrega das medalhas está relacionada aos resultados alcançados pelas equipes, através das pontuações obtidas.

----
E mais:
IFMS promove 2ª Mostra de Foguetes em Corumbá (Correio do Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário