segunda-feira, 1 de abril de 2013

Obmep recebe inscrições até o dia 5 de abril

Qualquer escola pública poderá inscrever seus alunos, de acordo com os níveis de participação na olimpíada

(JC) Termina no dia 5 de abril o prazo de inscrição para a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O procedimento pode ser feito pelas próprias escolas no site do evento.

Essa é mais uma oportunidade para estudantes de todo o país mostrarem os seus talentos com os números e ampliarem as possibilidades de aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre a disciplina.

Qualquer escola pública poderá inscrever seus alunos, de acordo com os níveis de participação na olimpíada: nível 1 - do 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2 - do 8º e 9º anos do ensino fundamental; e nível 3 - do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

Iniciada em 2005, a olimpíada é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI), criado para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores do Brasil. A Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O Impa é uma organização social supervisionada pelo MCTI.

No ano passado, a olimpíada registrou recorde de estabelecimentos inscritos em relação às edições anteriores, com a participação de 46.724 instituições de ensino, das quais 2.423 participaram pela primeira vez. Foram, ao todo, 19,1 milhões de inscrições de alunos, todas feitas pela internet.

Mais contemplados
A exemplo do ano passado, a Obmep 2013 será marcada pelo aumento do número de bolsistas para o Programa de Iniciação Científica (PIC), premiação concedida aos medalhistas por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Neste ano, serão beneficiados seis mil participantes que obtiverem os melhores resultados nas duas etapas de provas.

Em 2012, 4.500 estudantes receberam medalhas e foram contemplados com o programa de iniciação científica. Em 2011, foram 3.200. Diante da constatação do desempenho cada vez maior dos participantes, a expectativa da organização do evento é de ampliar o número de premiados para 10 mil, progressivamente, até 2015.

Além do PIC - voltado para alunos do ensino fundamental e médio - e de material didático disponível na internet, a Obmep oferece: o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), para estudantes universitários realizarem estudos avançados simultaneamente à graduação; a Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci); e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).

Cronograma
As provas da primeira fase da 9ª Obmep serão no dia 4 de junho, em horário definido pelas próprias escolas. Os alunos de cada instituição com melhor desempenho nessa fase (de acordo com os critérios estipulados no regulamento) se classificam para a segunda fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro.

No dia 29 de novembro, serão divulgados os premiados da Obmep 2013, sendo 500 medalhistas de ouro, 900 de prata, 4.600 de bronze e aproximadamente 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar do PIC no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário