quinta-feira, 4 de abril de 2013

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Biologia encerram em abril

Organizado pela ANBio, evento tem inscrições abertas até o próximo dia 9

(JC) O prazo para inscrições na IX Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) termina no dia 9 de abril. O evento, organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), é voltado para alunos da rede pública e privada com ensino médio finalizado (desde que não estejam matriculados em cursos superiores) ou em andamento. Os jovens devem ter no máximo 19 anos completos até o dia 1º de julho desse ano.

Para participar, é necessário que um professor da escola se credencie pelo site da OBB, através do link http://www.anbiojovem.org.br/obb/, e posteriormente inscreva cada aluno. Os melhores classificados farão um treinamento especial com educadores e especialistas para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de Biologia, que acontecerão, na Suíça e na Argentina, respectivamente.

A olimpíada é dividida em duas etapas. A primeira fase, no dia 13 de abril, acontece em caráter eliminatório e é constituída por 30 questões de múltipla escolha. As notas de corte e os nomes dos selecionados para a segunda etapa serão divulgados no dia 29 do mesmo mês. A fase final será aplicada no dia 26 de maio com, no máximo, 120 perguntas objetivas. O resultado final será publicado no site da instituição no dia 13 de junho.

Segundo o Rubens Oda, coordenador nacional da OBB, a olimpíada tem como objetivo instigar o interesse dos jovens pela biologia. "A nossa proposta é aproximar o Brasil do nível curricular dos países de ponta nessa ciência. O deságio estreita a ponte entre a universidade e o ensino médio, contribuindo para a divulgação de novas descobertas e a aprendizagem científica", enfatiza.

Mesmo com poucos recursos, os objetivos estão sendo alcançados. Em 2012, por exemplo, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, em Portugal, e uma de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia, em Singapura.

- As Olimpíadas de Ciências são consideradas pela UNESCO um instrumento de inclusão social e contribuem para a melhoria do ensino em diversos países do mundo. Por isso, é fundamental que escolas, professores e empresas, entre outras instituições, incentivem a participação de nossos estudante' s - reforça a presidente da ANBio, Dra. Leila Macedo.

Apoio à iniciativa
Instituições e empresas que tenham interesse em patrocinar a iniciativa da ANBio devem entrar em contato pelo e-mail olimpíadas@anbio.org.br ou pelos telefones (21) 2220-8678 ou 2215-8580.

A OBB é realizada por meio de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A organização conta com o apoio de professores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto ORT.

Sobre a ANBio
A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho, estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica. ANBio na internet: www.anbio.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário