sexta-feira, 12 de abril de 2013

Olimpíada Brasileira de Matemática tem inscrições abertas até 30 de abril

Colégios das redes pública e particular podem participar. Os vencedores concorrem a vagas para representar o país em competições internacionais

(JC) A 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) tem inscrições abertas até 30 de abril. A competição é dividida em quatro níveis e é aberta aos estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6º ano), médio e universitário de todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas em todo o país.

A competição, além de promover a melhoria do ensino de Matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral, seleciona os estudantes para formar as equipes que competirão em representação o Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem os melhores talentos de cada país na área.

A inscrição para participar da competição deve ser feita pela escola, mediante o preenchimento da ficha de cadastro disponível no site (www.obm.org.br). A aplicação da prova da primeira fase será realizada nas escolas inscritas, sábado, 15 de junho, a segunda fase, também realizada nas escolas, acontecerá dia sábado, 21 de setembro e a terceira e última fase nos dias sábado e domingo, 26 e 27 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados acontecerá durante o mês de dezembro.

Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2014, quando será realizada a cerimônia de premiação dos estudantes e se dará início ao processo de seleção de estudantes para as diversas olimpíadas internacionais.

Realizada desde 1979, a OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para outras informações sobre a competição visite o site: www.obm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário