quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ouro, prata e bronze para Portugal!

Equipa lusa conquista três medalhas nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física



(Ciência Hoje - Portugal) A equipa portuguesa que competiu nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física, em Granada, Espanha, trouxe para casa uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze.

“É um óptimo resultado, ficámos separados da segunda medalha de ouro por algumas décimas, o que seria um resultado histórico. Portugal obteve o 2º e 7º lugares da classificação geral, o que é excelente”, afirmam Fernando Nogueira e Orlando Oliveira, líderes de equipa que acompanharam a delegação a Espanha.
No desafio, que terminou ontem, participaram 63 estudantes finalistas do ensino secundário de 18 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física, uma teórica e uma experimental, o vencedor foi um estudante espanhol.

“A prova teórica era muito longa e cobria variadíssimos tópicos de Física. Também se deve salientar o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos portugueses atribuíram ao seu trabalho de preparação ao longo do ano, para além da escola. É preciso recordar que a componente experimental do ensino secundário português é praticamente inexistente, ao contrário do que se passa noutros países”, salientam Fernando Nogueira e Orlando Oliveira.

A delegação portuguesa que participou nas XVII Olimpíada Ibero-americana de Física OIbF’2012, de 16 a 23 de Setembro, é composta por João Ricardo Pais Correia, da E.S. c/ 3º ciclo de Santa Maria da Feira, que alcançou a medalha de ouro; Pedro Manuel Vianez, da E.S. Eça de Queirós, Póvoa de Varzim, que obteve medalha de prata; João Nuno Pereira Lourenço, da E.S. Filipa de Vilhena, Porto, que recebeu uma medalha de bronze; e Miguel Martins Duarte, da E.S. Avelar Brotero, Coimbra.

As Olimpíadas de Física são uma actividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência e da Agência Ciência Viva. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas actividades da escola Quark! de Física para jovens, com o apoio do programa operacional QREN-Mais C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário