terça-feira, 11 de setembro de 2012

Brasil ganha ouro em Olimpíada Ibero-Americana de Biologia



(Terra) O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 6ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (Oiab). A competição, que terminou nesse domingo, foi realizada na cidade de Cascais, em Portugal, e reuniu estudantes de cerca de 20 países. Os medalhistas de ouro brasileiros foram Antônio Pedro, de Fortaleza (PE), e Leonardo Costa, de Viçosa (MG), e os de prata, Jéssica Lopes, de Fortaleza (PE) e Ivan Tadeu, de São Paulo.

Por pouco, o País não participou da olimpíada por falta de recursos: "Essa vitória foi espetacular! Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, nossos alunos conseguiram o melhor resultado de todos os tempos para o Brasil", relata o coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), Rubens Oda. Além dos alunos, somente o professor José Pelielo (UERJ), foi a Portugal.

A presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Leila Macedo, responsável pela organização da OBB, ressaltou ser lamentável o descaso dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) com os participantes de olimpíadas envolvendo a biologia. "A mãe de um dos nossos alunos, o Leonardo, teve que fazer uma rifa para poder pagar a passagem para Portugal. Ele respondeu com uma medalha de ouro", diz.

Com essa conquista, o Brasil soma três medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze na Oiab.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário