terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alunos do IFAL conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia



(Alagoas 24 horas) Oito alunos do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) – Câmpus Maceió - destacaram-se na Olimpíada Brasileira de Astronomia, etapa nacional, ao conquistarem duas medalhas de ouro e seis medalhas de prata. O resultado foi apresentado na manhã desta segunda-feira (10) pelo professor Carlos Argolo, orientador dos alunos José Monteiro de Lemos Neto (ouro), Josias Alves da Rocha (ouro), Pedro Henrique Silva de Almeida (prata), Lucas Alexandre Silva Melo (prata), Késia Priscila Omena (prata), Igor Alves Moura (prata), Bruno Alves de Moura (prata), João Victor da Silva (prata).

Cinco desses alunos foram apresentados ao reitor Sérgio Teixeira na manhã desta segunda-feira (10) no Gabinete da Reitoria. O campeão da Olimpíada Brasileira de Foguete, em 2011, Danilo Ferreira da Rocha também esteve presente ao encontro Na ocasião, o professor Argolo solicitou apoio da Reitoria aos alunos que vão participar de uma Olimpíada de Foguetes promovida, de 15 a 18 de outubro próximo, pelo Ita (Instituto Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos-SP. “Fomos, especialmente, convidado para esta competição, por ser, o Câmpus Maceió, a única instituição a criar um foguete com bifurcação, cuja velocidade de disparo chega a 700 km/h”, ressaltou Argolo. Além desta competição, o IFAL foi convidado a participar de outra, com as mesmas características, no município de Resende-RJ. Os professores Carlos Magalhães e Ana Luiza chefiarão a delegação com cinco alunos.

O reitor Sérgio Teixeira disse que a Reitoria oferecerá todo o apoio aos alunos e sugeriu ao pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos e ao diretor de Política Estudantil, Elton Barros, a concessão de bolsas aos alunos para possibilitá-los a participar das duas olimpíadas no sul do país.

Outra boa notícia dada pelo professor Carlos Argolo, na reunião, foi a possibilidade de a Companhia Vale do Rio Doce, conhecida no mundo inteiro pela extração de minério de ferro, ofertar bolsas para alunos do ensino médio, entre esses os do IFAL. Essa possibilidade existe a partir da uma iniciativa da indústria de apoiar a Olimpíada Brasileira de Engenharia cuja vice-coordenação é do professor Carlos Argolo. “A intenção da Vale do Rio Doce é formar seus profissionais de engenharia, já no ensino médio e o IFAL pode estar entre os centros formadores dessa nova mão-de-obra”, destacou.

Participaram da reunião, além do reitor Sérgio Teixeira, os pró-reitores Luiz Henrique (Ensino) e José Carlos Pessoa (Desenvolvimento Institucional) e o professor Carlos Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário