terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estudante do IFPI ganha ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica



(Portal AZ) O estudante do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Weslley de Vasconcelos, ganhou medalha de ouro na IV Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) no último sábado (15), em Barranquilla (Colômbia), local que sediou a competição.

Weslley é aluno do curso técnico de Contabilidade do Campus Teresina Central, e foi o único representante do Piauí na competição.

Além dele, a delegação brasileira era composta por mais quatro competidores; o piauiense estava acompanhado do seu orientador, professor Leudimar Uchôa (foto), que participou de toda a preparação do medalhista. A competição foi dividida em parte teórica, prática e de reconhecimento do céu.

Os competidores realizaram cinco tipos de provas durante a Olimpíada; as provas eram de: astronomia, astronáutica e astrofísica, telescópio, observações celestes, provas grupais com mesclagem entre os países e de planetário. As avaliações foram individuais e exigiram o reconhecimento do céu real e o manuseio de telescópio.

Ao todo, a OLAA contou com a participação de 34 alunos de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário