sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semec prepara alunos de Teresina para serem campeões nacionalmente

(PortalAZ)Os atletas que estudam em escolas municipais de Teresina estão sendo preparados pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para disputarem competições de conhecimentos com jovens de todo o Brasil com o objetivo de garantir que os campeões continuem conquistando títulos.

O programa Cidade Olímpica Educacional além de incentivar uma rotina mais intensa de estudos nas áreas de Português, Matemática, Física e Química, testa o nível de aprendizado dos jovens e revela talentos. Foram selecionados 120 alunos para assistirem aula aos sábados no Centro de Formação Odilon Nunes.

O secretário municipal de Educação, professor Paulo Machado, explica que as aulas são um reforço daquilo que já é ensinado em sala de aula e que o aluno selecionado escolhe a disciplina que pretende concorrer nas competições. Além disso, lembra o secretário, os alunos que participam do programa retornam para a escola com a responsabilidade de serem multiplicadores das informações que estão obtendo.

Reginaldo da Silva, 14 anos, usa uma farda com a frase “A distância entre o sonho e a conquista chama-se atitude”. O estudante da Escola Municipal H. Dobal está tendo o primeiro contato com a Química e a expectativa é de bom resultado logo na sua primeira competição. A Olimpíada Brasileira de Química Júnior envolve alunos de Ensino Fundamental e a primeira fase já acontece em agosto. “Nunca tinha visto conteúdos de Química, no início foi estranho, mas agora estou me preparando para conquistar medalha na Olimpíada”, conta Reginaldo.

Para o professor da disciplina no Cidade Olímpica, Fábio de Oliveira, a proposta é trabalhar com métodos mais dinâmicos para facilitar a compreensão dos conteúdos. “É uma aula diferente da escola, a Química foi muito bem aceita por eles e agora estamos praticando exercícios, respondendo provas de olimpíadas passadas e etc. A meta é que até agosto estejam preparados para a competição”.

Se o incentivo dos professores nas salas de aula do Programa já reforça a vontade de estudar cada vez mais, o estímulo de quem espera no pátio vale qualquer esforço. Esses são os pais, que surpreenderam até os coordenadores do Cidade Olímpica, mostrando que pretendem ser a maior força para a obtenção de resultados.

Um grupo de mais ou menos 10 mães e pais de alunos participa diretamente das aulas no sábado. Levam os filhos para o Centro de Formação, auxiliam na distribuição do lanche e aproveitam para dialogar sobre o futuro dos jovens. Para o Sr. Abraão, pai de Ádina, aluna da E. M. Joca Vieira, essa é a oportunidade de mostrar que reconhece o potencial da filha.

“Venho todos os sábados porque assim fico mais próximo dela. É uma forma de mostrar como é importante que ela faça esse esforço a mais para garantir um futuro melhor. Essa é a grande chance”, afirma o pai.

Assim como Abraão, Dona Gilene, que mora no município Chapadinha, se desloca 25 km para levar a filha Dayane às aulas de Português. Percebendo a necessidade de ter os pais próximos dos filhos nesse momento de preparação, a Semec incluiu na proposta do Cidade Olímpica o auxilio transporte também para os pais que desejam acompanhar os filhos.“Eu já vesti a camisa, estou acreditando no programa Cidade Olímpica”, declara Carmilene, mãe de três estudantes inscritos no programa.

A jovem Joana Dar'c Ferreia, 14 anos, é aluna da escola Casa Meio Norte e pretende participar de competições na área da Língua Portuguesa. "Essa é uma disciplina que sempre gostei muito e tenho facilidade de aprender. Minha família tem muito orgulho de mim por ter sido selecionada para participar do programa", comenta a estudante.

Teresina possui um excelente histórico em competições nacionais. Na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, participaram cerca de 1.200 jovens de 62 escolas municipais. A competição premiou nove alunos teresinenses com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Pùblicas - OBFEP, estão preparados alunos do 9º ano de 20 escolas da Rede Municipal.

Já na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu no mês de maio, essa foi a primeira participação das escolas municipais de Teresina. A cidade costuma apresentar competidores de apenas três grandes escolas particulares, esse ano, a Semec preparou e incentivou a participação dos estudantes, mostrando, inclusive uma miniatura de lançamento de foguete em campo aberto.

“Estamos orgulhosos com os resultados até agora. Percebemos um aprendizado significativo quando aplicamos uma prova de Matemática, por exemplo, com questões de alto grau de dificuldade e temos alunos com 90% de acerto. Melhor ainda, essas provas exigem respostas justificadas, ou seja, nossos alunos não estão acertando na sorte, estão elevando o nível de aprendizado. Na escola também percebemos a diferença, os alunos estão mais empolgados, auxiliam os professores e os demais colegas”, conclui Valdete Silva, coordenadora do Programa Cidade Olímpica Educacional.

Cada um dos 120 alunos da rede municipal de ensino que integram o programa Cidade Olímpica Educacional vai ganhar da Prefeitura de Teresina um computador que irá facilitar no processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário