quarta-feira, 27 de junho de 2012

Esta é a última semana para professores e alunos de todo o Brasil inscreverem trabalhos na 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

(JC) A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), recebe inscrições até a próxima segunda-feira (2).

Antes as inscrições iriam até 12 de junho, mas as coordenações da OBSMA decidiram aumentar o prazo de recepção de trabalhos, para ajustar-se ao calendário escolar e respeitar o término do primeiro semestre letivo. "Além disso, junho é um mês muito importante para as questões ambientais, já que o Dia Mundial do Meio ambiente, 5 de junho, normalmente resulta em muitos trabalhos desenvolvidos em sala de aula", explica Páulea Zaquini, coordenadora da Regional Sudeste da OBSMA. "E neste ano, especificamente, temos a importância da Rio+20 e as reflexões que estão sendo levantadas antes, durante e depois do evento", complementa ela.

Para participar, os professores devem acessar o site www.olimpiada.fiocruz.br e inscrever os trabalhos realizados com seus alunos na temática da competição. A Olimpíada tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A OBSMA contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio - incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da OBSMA: incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e; conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.

Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

Confira mais informações no site: http://www.olimpiada.fiocruz.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário