segunda-feira, 16 de abril de 2012

Olimpíadas de Química Júnior (Portugal)

Cada equipa é acompanhada por um professor





(Ciência Hoje - Portugal) Charadas, puzzles, jogos de pistas ou demonstrações farão parte de um conjunto de problemas teóricos e práticos a serem resolvidos por perto de 90 alunos, do 8º e 9º ano de escolaridade de 30 escolas do distrito de Braga.

O Departamento de Química da Universidade do Minho recebe, ao longo do dia de amanhã, as Olimpíadas da Química Júnior (OQJ). O concurso é organizado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e tem edições em simultâneo em várias universidades do país.
A iniciativa pretende dinamizar o estudo e ensino desta área nas escolas básicas, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes dos 8º e 9º anos e, também, aproximar as escolas e universidades.

As OQJ são um concurso entre equipas de três alunos de diferentes escolas da região, que têm que efectuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projectadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais.

Cada equipa é acompanhada por um professor, que participa em actividades laboratoriais e nas palestras paralelas. Todos os intervenientes têm direito a diploma de participação e lembrança. As três melhores equipas ganham medalhas (“ouro”, “prata”, “bronze”) e um prémio surpresa.

As "Olimpíadas de Química Júnior" decorrem em três fases: na primeira, existe uma selecção por escola; na segunda, são as semifinais nas universidades e a última é a final nacional, onde será apurada a equipa 1ª classificada de cada semifinal, mais a 2ª classificada das semifinais com mais participantes, até ao número máximo de 20 equipas. Uma equipa do Instituto Nun’Alvares venceu a edição anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário