terça-feira, 10 de abril de 2012

Estudantes da Baixada criam foguete com garrafa PET e são premiados em Olimpíada


(Extra) No Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus de Nilópolis, um grupo de alunos do ensino médio aprendeu, na prática, a famosa lei da Física de ação e reação, de Isaac Newton. Com garra e persistência, o grupo executou uma tarefa complexa e construiu um foguete de garrafa PET, batizado de Del Prado, conforme mostrou a "Revista da Baixada" neste sábado.

No fim do ano passado, os alunos Alex Cavalcanti, Felipe Avena, Rodrigo Carvalho e Robson Lopes, todos de 19 anos, participaram da 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG), em Passa Quatro, Minas Gerais, e conseguiram construir e lançar um foguete feito de garrafa pet a 40 metros de altitude e 160 metros de distância, usando uma mistura de ácido acético (vinagre) com bicarbonato de sódio (fermento em pó) como combustível.

Segundo o professor de Astronomia e Física do instituto, Eduardo Seperuelo, de 32 anos, a iniciativa partiu dos próprios alunos:

— Eles queriam participar da Olimpíada Brasileira de Foguetes e eu entreguei as instruções. Após várias tentativas, conseguimos um lançamento bem-sucedido. Alguns meses depois, recebemos a notícia de que nosso lançamento ficou entre os 30 melhores do Brasil — comemora o professor.

Desde 2010, eles participam também da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e vêm colecionando medalhas e títulos.

Trabalho artesanal e de baixo custo
O trabalho é artesanal e bastante simples. Foram utilizados materiais de baixo custo. O corpo do foguete é feito com três garrafas PET. As aletas, nome dado às "asas" do foguete, foram recortadas a partir do plástico de pastas de documentos. A base de lançamento é constituída de um conjunto de canos de PVC de meia polegada. Eles foram fixados numa placa de madeira por quatro braçadeiras.

Segundo o professor do Departamento de Física da Uerj João Batista Canalle, os principais critérios de avaliação das olimpíadas é o alcance do foguete: a distância percorrida na horizontal desde a base de lançamento até o local de impacto. Além de originalidade e apresentação do projeto.

— Nosso lançamento teve um alcance de 160 metros e atingiu uma altura de cerca de 40 metros de altitude — comemora o estudante Alex Cavalcanti Tavares, de 19 anos.

O site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (www.oba.org.br) tem mais detalhes sobre a construção do foguete.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário