sexta-feira, 6 de junho de 2014

Divulgado o gabarito da primeira fase da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Participaram do evento mais de 560 mil estudantes em todo o país

(JC) Já estão disponíveis para consulta, no site (www.obm.org.br) os gabaritos das provas da primeira fase da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2014. Os participantes podem verificar as respostas das provas aplicadas na última terça-feira (3). A divulgação das notas de corte para promoção à segunda fase está prevista para o dia 5 de julho.

A competição atingiu este ano um número recorde de inscritos com mais de 560 mil estudantes do ensino fundamental e médio. As provas da primeira etapa foram realizadas em mais de três mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país. Nesta primeira etapa os participantes resolveram de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas.

Conforme o calendário do evento, as escolas devem enviar os relatórios de notas até o dia 20 de junho.Serão classificados para a fase seguinte os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.

A segunda fase ocorrerá em 6 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, em locais a serem definidos. A lista de estudantes premiados será divulgada no site da OBM durante o mês de dezembro.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

A competição conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para outras informações sobre a competição, visite: www.obm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário