segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O projeto que decolou no DF

Devido ao bom desempenho de nossos estudantes, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) conquistou uma posição de destaque no cenário mundial




(Jornal da Comunidade) Os estudantes de Brasília se destacaram de tal forma na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2011 que a participação deles na competição repercutiu no exterior. Graças aos excelentes resultados, os alunos se uniram em torno de um objetivo: presentear o Brasil com as sonhadas medalhas e outras premiações. Além disso, planejam incentivar outros interessados em participar da OBA.

O projeto nasceu nos colégios do Distrito Federal e cresceu tanto que se espalhou por todo o país. “A OBA teve início em 2009 e já se encontra na 24ª edição, sempre empurrada e apoiada pelas associações locais. Essas instituições se reúnem com a proposta de promover palestras sobre o ensino da astronomia e realizar oficinas sobre as olimpíadas. Impulsionam e motivam os alunos a gostar das ciências espaciais”, relata o professor João Canalle, coordenador nacional da OBA.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) financia as ações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Durante o programa, os participantes têm a oportunidade de aprender as ciências astronômicas e suas curiosidades, além de tirar dúvidas sobre o conteúdo dos livros didáticos. São ministradas oficinas de montagem de lunetas, observações astronômicas, aulas de aspectos gerais dos planetas, comparações, entre muitas outras atividades.

Além do programa patrocinado pelo CNPq, há também os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA), realizados para discutir e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino disciplinar. A importância da ciência espacial em âmbito regional também ganha destaque nos EREAs. “Queremos buscar caminhos, criar rotas de conhecimento e sermos uma ponte com a finalidade de fomentar a integração entre educadores, pesquisadores e astrônomos”, enfatiza Canalle.

Sonhos maiores
Diante das significativas pontuações alcançadas nacionalmente, o Brasil ganhou o direito de participar das Olimpíadas Latino-Americanas de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (OIAA, em tradução livre). Na OLAA, a equipe brasileira já conquistou oito medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Na OIAA os participantes ganharam seis medalhas de prata, oito de bronze e quatro menções honrosas.

A equipe participante dessas duas competições é selecionada e formada com base nos resultados obtidos na OBA. O empenho tem sido tão bom que o país já conquistou duas edições da OLAA e será palco da próxima Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada em 2012.

O grupo já visitou lugares importantes, como o Memorial Aeroespacial Brasileiro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Instituto Tecnológico de Aeronáutica e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Plenário do Rio de Janeiro, Observatório do Laboratório Nacional de Astrofísica e a Hidrelétrica de Funil, na cidade de Itatiaia.

A OBA atingiu uma importante marca em 2011, com a distribuição de 33.307 medalhas por todo o país. A 14ª edição do evento reuniu 803.180 alunos, distribuídos por 9.153 escolas de todas as regiões do Brasil e envolveu 64.890 professores em todo o processo. Em outubro de 2011 as escolas participantes receberam certificados, medalhas, planisférios (representação do globo terrestre no papel ou em objeto cilíndrico), além de livros e revistas.

Cerca de 360 medalhistas participaram das jornadas espacial de energia e de foguetes, tendo como critério classificatório a colocação na Olimpíada. Para os interessados em participar dos eventos ligados às ciências astronômicas e espaciais, a OBA abriu inscrições no mês de janeiro. Os interessados podem se inscrever nas escolas onde estudam. A prova será realizada no dia 11 de maio. Os melhores classificados poderão integrar-se à equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino americana. Mais informações podem ser obtidas no site www.oba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário