sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Brasileiros disputam olimpíada de matemática na Romênia

(JC) O País participa pela terceira vez da Romanian Master of Mathematics (RMM), olimpíada de matemática que se realiza do próximo dia 29 a 4 de março na cidade de Bucareste, Romênia.

O evento, que reúne jovens talentos para a matemática, convoca os países com melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Além do Brasil, participam as delegações da Alemanha, Bielorussia, Bulgária, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Hungria, Itália, Irã, Japão, Peru, Polonia, Reino Unido, Romênia, Russia, Sérvia, Ucrânia.

O Brasil será representado pelos estudantes André Macieira Braga, de Belo Horizonte (MG); Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, de Brasília (DF); João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza (CE); Maria Clara Mendes Silva, de Pirajuba (MG); Rafael Kazuhiro Miyazaki e Rodrigo Sanches Ângelo, ambos de São Paulo. Eles serão liderados pelos professores Fabrício Siqueira Benevides, de Fortaleza e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro.

A participação nacional na competição é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha relevante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o país.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT- Mat).

A RMM é organizada desde 2007 pela Escola Nacional de Informática Tudor Vianu em colaboração com a Sociedade Científica Romena de Matemática e o Ministério de Educação Investigação e Juventude. Seus objetivos são proporcionar oportunidade para os jovens demonstrar suas habilidades em matemática, possibilitar a troca de conhecimentos, reforçar os contatos interculturais no ensino médio e conhecer aspectos culturais da Romênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário