quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mais de 900 mil estudantes participam da 2ª fase da Obmep

Atividade, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, tem a finalidade de dispertar o interesse dos alunos e revelar talentos


(Agência Brasil/Exame) Neste sábado (13), 907.446 estudantes de mais de 41 mil escolas de todo o país farão a prova da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). A atividade, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem a finalidade de dispertar o interesse dos alunos e revelar talentos.

São mais de 9 mil centros de aplicação em todos os estados. As escolas podem conferir o local de prova e imprimir o cartão de confirmação dos estudantes pelo site http://www.obmep.org.br. De acordo com o Impa, os cartões já foram enviados às escolas. É importante comparecer ao local de prova com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto.

A primeira fase, com 20 questões objetivas, ocorreu no dia 27 de maio, com mais de 18 milhões de estudantes de 5.533 municípios. Os 5% mais bem colocados seguem para a segunda fase, composta por seis questões discursivas, em que é preciso descrever os cálculos e o raciocínio usado. O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro.

A estimativa deste ano é que sejam premiados 500 estudantes com medalha de ouro, 1.500 com a de prata e 4.500 com a de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Todos os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica do Impa. Professores, escolas e secretarias de Educação que se destacarem pelo desempenho dos alunos também serão premiados.

Ainda no sábado, 13 mil professores farão prova de habilitação do Programa Obmep na Escola. O objetivo é selecionar mil professores das redes estadual e municipal para participar, a partir de março de 2015, de atividades extraclasse, nas escolas, com os materiais da olimpíada.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica adquire planetário digital

Equipamento foi comprado com doações

(OBA/JC) É com grande satisfação que informamos que o Planetário Digital da OBA nos foi entregue no dia 22 de agosto de 2014. O Planetário Digital da OBA foi comprado com cerca de 800 doações realizadas através do site www.vakinha.com.br.

Já agradecemos a quem fez as doações, porém muitos que não doaram colaboraram com a divulgação da campanha, por isso estamos aqui para agradecer pela sua colaboração e garantir que o Planetário será intensamente usado para a popularização da Astronomia e capacitação de professores. Aliás, do dia seguinte à chegada dele em nossas mãos até hoje, 7 de setembro de 2014, ele já foi para 5 escolas e para um evento, a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira e já está agendado até o final do ano!

Optamos pelo planetário digital da empresa FULLDOME (www.fulldome.com.br), empresa que está há cerca de 8 anos no mercado brasileiro. Antes de comprarmos examinamos a qualidade dos projetores de outras 4 empresas. Outras foram excluídas pelo elevado valor para o mesmo produto. Até o momento estamos plenamente satisfeitos com o produto e atendimento da empresa fornecedora do planetário digital da OBA.

Inicialmente pretendíamos comprar apenas o projetor digital e usar o domo que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro tinha comprado, porém, com o total das doações recebidas e com o desconto dado pela empresa FULLDOME conseguimos comprar o conjunto completo, ou seja, o projetor digital HD, um domo de 5 m de diâmetro de material leve (34 kg), inflador e um notebook especialmente configurado para as projeções de full dome.

Em setembro de 2013 chegou à OBA o planetário analógico comprado pelo professor Rui Pereira do Departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde então estávamos atendendo às escolas e aos eventos com aquele planetário de recursos limitadíssimos, pois só permitia projetar o céu para determinada latitude e avançar e retroceder o tempo. Nem mesmo linhas de constelações projetava ou planetas.

Porém com o Planetário analógico nasceu o projeto OBA DE OLHO NO CÉU – PLANETÁRIO ITINERANTE, para o qual uma home page está sendo criada www.obadeolhonoceu.com.br. Algumas informações já estão neste site. Dentro da OBA os responsáveis por este projeto são Bruna Senra e Leandro Faria os quais também criaram um facebook para o projeto www.facebook.com/oba-de-olho-no-céu-Planetário-Itinerante, no qual algumas fotos já usando o planetário digital estão disponíveis.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Minas Gerais conquista maior número de medalhas na Olimpíada do Conhecimento

Os competidores, todos estudantes ou formados em cursos técnicos, tiveram que desenvolver atividades do dia a dia de suas profissões

(JC) Anfitrião da Olimpíada do Conhecimento de 2014, o estado de Minas Gerais foi o que ganhou o maior número de medalhas na competição – 46, entre ouro, prata e bronze. Os jovens foram premiados de acordo com o desempenho em provas que ocorreram até sábado (6). Os competidores, todos estudantes ou formados em cursos técnicos, tiveram que desenvolver atividades do dia a dia de suas profissões.

A premiação ocorreu nesse domingo (7) à noite. “A gente tinha grande expectativa e ela está sendo alcançada. Minas Gerais está em quase todas as categorias no pódio. Agora é preparar os meninos para o Mundial”, disse a chefe de equipe do estado, Gislene Vasconcelos.

Minas é seguido pela delegação paulista, com 36 medalhas, Santa Catarina, com 18, Alagoas, com 13, e o Paraná, com 11. Os demais estados e o Distrito Federal receberam menos de dez medalhas. A lista completa com os ganhadores está no site da Olimpíada. São Paulo tem o maior número de medalhas de ouro, 21. Minas aparece em segundo lugar, com 17.

Além de ser ouro na modalidade robótica móvel, a dupla de São Paulo, Guilherme Vale dos Santos e Lucas de Sousa Rodrigues, foi a que obteve a melhor média entre os mais de 700 participantes da competição. Foram também os campeões estaduais. Carregando, cada um, um troféu para casa e duas medalhas, eles estavam incrédulos.

“É muita emoção. Ganhar medalha de ouro, melhor do estado, melhor da competição, é muito bom. Esperávamos ganhar uma medalha, na categoria, mas três!”, diz, ainda ofegante, Rodrigues. Ele conta que a prova “estava muito difícil e poucos estados conseguiram concluí-la. Fomos uma das poucas duplas que conseguiram”.

“O desempenho deles foi muito bom, esperava medalha, mas não esperava tantas”, diz o chefe da equipe de São Paulo, Thiago Barbosa. “Esses garotos estão tão bem preparados que na hora de fazer um teste para entrar em uma empresa, dificilmente algum profissional consegue vencê-los, pela habilidade que ganharam no treinamento”, alega, referindo-se a toda a equipe.

O momento foi de grande emoção para competidores, treinadores e chefes de equipe de toda as delegações. Não faltavam gritos de guerra e bandeiras dos estados na plateia. Maurício Duarte foi o ganhador da única medalha de ouro do Amazonas, na modalidade vitrinismo. Estava entre os mais emocionados. Mal conseguiu chegar no palco, parou e ajoelhou-se em prantos antes de alcançar o pódio. “Quando finalizei o projeto, parei, olhei a minha vitrine e vi que ela estava linda, disse para mim mesmo que, independentemente de ganhar, a medalha já era minha”, conta.

Os mais bem colocados concorrerão a vagas na etapa mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será em São Paulo. Eles terão de passar por provas e atingir o índice técnico exigido em sua modalidade. No Mundial, 1,2 mil competidores de 60 países vão disputar medalhas em 49 ocupações do setor industrial e de serviços.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, destaca a importância da educação profissional para o país. “Queremos que a educação profissional seja a agenda de afirmação para a juventude. Não queremos a geração onde mais de 5 milhões de jovens brasileiros não estudam e nem trabalham”, diz. E acrescenta: “A juventude brasileira, quando lhe dão oportunidade, vai agarrá-la com talento, perseverança e equidade. A excelência é apenas uma consequência disso”.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas e é realizada de dois em dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Neste ano, ocorreu em Belo Horizonte. Mais de 800 jovens participaram da Olimpíada e de competições paralelas. Mais de 300 mil pessoas visitaram o espaço.
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E mais:
Olimpíada do Conhecimento chega ao fim e premia 180 jovens (JC)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Olimpíada melhora o desempenho de estudantes

No ensino fundamental, o impacto do preparo para a Obmep é ainda maior

(JC) Estudo encomendado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostra que alunos frequentam aulas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) tiram, em média, 16 pontos a mais na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O impacto do preparo no desempenho não é apenas do medalhista, mas de toda a escola”, explica o diretor adjunto do Impa e coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim. “A prova da olimpíada é concebida de forma que se possa responder às perguntas sem conhecimento formal. É exigido raciocínio lógico e criatividade”, detalha, apontando esses requisitos como importantes para um bom desempenho também em outras avaliações.

No ensino fundamental, o impacto do preparo para a Obmep é ainda maior. Segundo o estudo, os alunos obtiveram, em média, 15,34 pontos a mais na Prova Brasil de matemática do 9° ano. Isso quer dizer que esses estudantes estão quase um ano mais avançados na disciplina que os das demais escolas, uma vez que um ano de aprendizado equivale a cerca de 18 pontos na prova.

Na avaliação da Prova Brasil, foram analisados dados de 5.681.424 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 35 mil escolas públicas, entre os anos de 2005 e 2011. Na avaliação do Enem, foram 3.374.468 alunos de 68.604 escolas públicas. Os dados são de 2010 a 2012.

Desde a primeira edição, em 2005, a Obmep consolidou-se como política pública na área de educação matemática. Em 2013, foram 18,8 milhões de inscritos em 99,89% dos municípios brasileiros.

“A Obmep serve para despertar o interesse dos alunos. Muitos não achavam que podiam seguir na matemática. Na olimpíada encontram outros alunos que têm o mesmo interesse”, diz Landim.

Segundo ele, a olimpíada serve também para descobrir talentos escondidos nas mais diversas cidades e dos mais diversos níveis socioeconômicos. O incentivo àqueles que se destacam vai além da medalha. Os alunos são preparados para participar de competições internacionais e podem receber bolsas de iniciação científica em programa desenvolvido em parceria com o Impa.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mais de 20 mil alunos fazem a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado

Concorrem estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares em todo o país

(JC) Os mais de 20 mil classificados fazem, neste sábado (6), a segunda fase da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Coincidindo com a realização da prova para os níveis fundamental e médio, se inicia a participação dos estudantes de graduação no nível universitário.

Na primeira fase da competição, a OBM alcançou um número histórico de inscritos com 564.234 participantes, o que significou um aumento de 180% em relação à última edição.

Nesta segunda etapa, a prova terá uma duração de 4h30 em todos os níveis e será aplicada nas mesmas instituições onde os competidores estudam. Os horários de aplicação das provas devem ser confirmados diretamente com os professores responsáveis nas instituições de ensino.

Após a prova, a correção dos exames será realizada pelos professores das instituições participantes, segundo o gabarito oficial, a ser publicado na terça-feira (9), no site da olimpíada (www.obm.org.br).

Classificam-se para a terceira e última fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério a ser estabelecido pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, com base nos resultados nacionais alcançados nas fases anteriores da olimpíada.

As provas finais ocorrerão nos dias 25 e 26 de outubro em locais a serem definidos. A divulgação dos estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, está prevista para dezembro.

Os medalhistas da competição serão convidados a participar da 18ª Semana Olímpica, em janeiro de 2015, evento que dará inicio ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. Além das medalhas e do direito a representar o país no exterior, os premiados recebem livros didáticos da Sociedade Brasileira de Matemática.

Acesso à preparação
O aluno que deseje se preparar para a olimpíada, pode utilizar o material de estudo disponibilizado gratuitamente no site da competição (www.obm.org.br). No endereço o aluno encontra provas de anos anteriores, a revista Eureka!, além de aulas preparatórias on-line, que atendem a crescente demanda dos jovens por conteúdos digitalizados que estejam disponíveis para consulta.

Sobre a olimpíada
A OBM é uma competição realizada desde 1979, cujos objetivos são estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país na área.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Outras informações podem ser consultadas no site: www.obm.org.br

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Unemat divulga resultado da XI Olimpíada Regional de Matemática

A prova será composta de oito questões discursivas. A premiação ocorrerá no dia 08 de novembro, no Auditório Edival dos Reis

(JC) O departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou esta semana o resultado da segunda etapa da XI Olimpíada Regional de Matemática (ORM). O resultado pode ser conferido no site da competição (http://www.unemat.br/proec/olimpiadamatematica/).

A competição é dividida em três níveis: o Nível I é direcionado aos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participam no Nível II; e os alunos do Ensino Médio competem no Nível III.

Participam da competição o Centro de Educação Anália Franco; o Centro Educacional QI; os colégios Adventista de Cáceres e Imaculada Conceição; as escola estaduais Ana Maria das Graças de Souza Noronha, Criança Cidadã, Dr. José Rodrigues Fontes, Frei Ambrósio e União e Força; a Escola Municipal Santa Catarina; o Instituto Educacional de Cáceres e o Instituto Santa Maria, todos de Cáceres; além do Colégio Isaac Newton, de Cuiabá, e das Escolas Estaduais Pedro Galhardo Garcia e Padre Tiago, ambas de Mirassol D’Oeste.

Ao todo, 132 estudantes se classificaram para a próxima fase, sendo 62 alunos no Nível I, 32 do Nível II e 38 do Nível III. A terceira e última fase da Olimpíada acontece no dia 26 de setembro, na Unemat. A prova será composta de oito questões discursivas. A premiação ocorrerá no dia 08 de novembro, no Auditório Edival dos Reis.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Olimpíada do Conhecimento reúne em Belo Horizonte 800 estudantes de várias regiões

A competição reúne 800 jovens, que cursam o ensino técnico ou fazem aprendizagem profissional no Senai, Senac e de dez institutos federais

(JC) Estudantes de unidades do Sistema S e de institutos federais de educação, ciência e tecnologia de quatro regiões do país participam este ano da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A oitava edição foi aberta no domingo, 31, em Belo Horizonte, no Expominas [Centro de Feiras e Exposições]. De terça-feira, 3 de setembro, até sábado, 6, os estudantes apresentarão as práticas que desenvolveram em suas unidades de ensino.

A competição reúne no total 800 jovens, com idade máxima de 21 anos, que cursam o ensino técnico ou fazem aprendizagem profissional em escolas do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de dez institutos federais. Nesta edição, concorrem alunos qualificados em 58 tipos de ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. No Expominas, uma área de 105 mil metros quadrados está preparada para receber as atividades.

De acordo com o coordenador técnico da olimpíada na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Eder Sacconi, professor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul), o estudante apresenta aos avaliadores aquilo ele aprendeu. “Cada candidato vai mostrar sua prática”, diz. Um concorrente que estudou irrigação, por exemplo, deve demonstrar na terra como o sistema é construído e como funciona. “É o processo e o produto.”

Para cada etapa, o aluno recebe uma nota, que será conhecida somente no fim da demonstração de todas as experiências concorrentes naquela área.

Robótica — Do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), um estudante do curso de eletrotécnica integrado ao ensino médio, de 18 anos, e outro do curso técnico de informática integrado ao ensino médio, de 16 anos, vão apresentar experiência profissional com robótica móvel. Professor de informática e mestre em educação no instituto, Rafael Pitwark explica que o desafio de seus dois alunos será programar, diante dos avaliadores, um computador para acoplar, a um robô, uma empilhadeira de caixas para uso na indústria. A empilhadeira, com altura de 25 centímetros e capacidade para levantar até um quilo, foi construída pelos estudantes no laboratório do instituto. Os robôs, segundo Pitwark, permitem acoplar vários dispositivos.

O professor avalia que os estudantes, dedicados desde maio à construção da empilhadeira e à programação do computador para o uso do equipamento, superaram as expectativas. Para Pitwark, mesmo que eles não ganhem medalhas, já são destaque na área. O professor lembra que o curso de eletrotécnica do IFRO é recente e vai formar a primeira turma este ano. A turma de técnico em informática terá a formatura no final de 2015.

Agropecuária — Da região Nordeste, participam da olimpíada estudantes e professores dos institutos federais do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Do Norte, os de Rondônia e Tocantins. Do Sudeste, os do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Do Centro-Oeste, o de Goiás. Dos 54 alunos de institutos federais que vão apresentar práticas, 40 fazem de cursos de agropecuária; os demais, de webdesigner, robótica móvel, mecânica automotiva, soluções de software de TI [tecnologia da informação], instrumentação e controle de processo.

De acordo com o professor Eder Sacconi, a maior concentração de alunos dos cursos de agropecuária — nesta edição, envolve irrigação, inseminação artificial e agrimensura — deve-se à participação desses estudantes na Olimpíada Brasileira de Agropecuária, que está na quarta edição.

Ampliação — A expectativa para as próximas edições da Olimpíada do Conhecimento é ampliar as áreas e o número de alunos dos institutos federais. Sacconi avalia que o jovem participante mostra o que sabe fazer e aperfeiçoa os conhecimentos. Ele destaca também a possibilidade de encontro com pessoas de várias áreas, colegas de outros cursos e avaliadores de alto nível de conhecimento.

A Olimpíada do Conhecimento é promovida pelo Senai desde 2001. Naquele ano, a etapa nacional teve 111 estudantes de 26 ocupações profissionais. Em 2002, a competição passou a ter calendário bianual e a aumentar gradativamente o número de selecionados e de áreas profissionais. Na edição de 2014, são 800 concorrentes de 58 ocupações, entre candidatos de cursos do Senai, do Senac e dos institutos federais.

Na fase nacional, o estudante mais bem colocado em cada modalidade concorre a vaga na WorlSkills Competition, que será realizada em São Paulo, em 2015. Na edição mundial de 2013, em Leipzig, Alemanha, o Brasil conquistou 12 medalhas. No ranking dos 53 países que participaram do evento, o Brasil ficou em quinto lugar em número de medalhas e obteve 52 pontos. Ficou atrás da Coreia do Sul (89 pontos), Suíça (73), Taiwan (65) e Japão (56).
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UPDATE:
Clima de emoção marca abertura da Olimpíada do Conhecimento (JC)