quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Olimpíada de língua portuguesa premia vencedores

O evento reuniu os 152 estudantes finalistas (38 de cada gênero) e seus professores

(JC) O ministro da Educação Henrique Paim, participou nesta quarta-feira da festa de premiação da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O evento reuniu os 152 estudantes finalistas (38 de cada gênero) e seus professores.

Durante o evento o ministro da Educação, Henrique Paim disse que “a Olimpíada de Língua Portuguesa é uma celebração, uma grande festa” e lembrou a importância do professor para o sucesso do Plano Nacional de Educação aprovado este ano. “Não tenho dúvida que o sucesso da implementação do PNE passa pela valorização do professor. Se não valorizarmos este profissional, não teremos as melhorias da educação básica que o país precisa”, afirmou Paim.

Na quarta edição da olimpíada, os trabalhos abordaram os gêneros literários opinião, crônica, poema e memórias literárias. Em todas as categorias, os estudantes escreveram sobre um tema único, O Lugar Onde Vivo. Foram escolhidos 20 vencedores nacionais, dos 152 finalistas. Além da medalha olímpica, cada professor e aluno receberam um notebook e uma impressora. A escola da dupla também foi premiada com dez microcomputadores, uma impressora, além de um projetor multimídia, telão para projeção e livros. A escolha foi feita por uma comissão de dez pessoas especialmente formada para a ocasião.

Com o poema Lá vem…Lá vem… o estudante de Petrolina (PE), Jullyo Cesar Ferreira da Silva, 12 anos, foi um dos 20 vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa , na categoria Poema, onde descreve sobre o Rio São Francisco e o surgimento de sua comunidade através da enchente de 1980 . “Estou muito feliz e emocionado com o prêmio”, ressaltou o estudante.

A iniciativa do ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), busca aprimorar a prática dos professores em sala de aula para o ensino de leitura e escrita em escolas públicas. Nesta edição, o programa recebeu 170.266 inscrições de professores de 5.014 municípios.

Além de representantes da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação e do Cenpec, participaram da comissão membros da Undime, do Consed, da TV Escola, do Canal Futura, um docente de universidade pública brasileira que faz parte da Rede de Ancoragem da Olimpíada, uma jornalista especializada em educação e um importante escritor brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário