terça-feira, 18 de novembro de 2014

7a. Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Cerimônia de premiação será no dia 26/11 na Fiocruz, Rio de Janeiro

(JC) A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chega ao fim de sua 7ª edição premiando professores e alunos no dia 26 de novembro, a partir das 9h, na Tenda da Ciência, na Fiocruz, Rio de Janeiro. Além dos 68 contemplados vindos de todas as regiões brasileiras, a cerimônia de premiação nacional vai contar com a presença de autoridades da Fundação, dos coordenadores regionais da Olimpíada e terá palestra de abertura feita por André Trigueiro, jornalista especialista em sustentabilidade (Globo News/Puc Rio). Na ocasião, serão anunciados os destaques nacionais, ou seja, os melhores trabalhos dentre a lista de destaques regionais e placas comemorativas vão ser dadas a cada trabalho premiado.

Após cinco meses com inscrições abertas, a sétima edição da Olimpíada teve um recorde de trabalhos: foram 520 projetos recebidos de todo o Brasil. Os jurados convidados para as avaliações regionais, realizadas no mês de outubro, ficaram impressionados com a diversidade das temáticas, a criatividade nas abordagens e o engajamento de professores e alunos de cada canto do país. A lista de premiados foi divulgada no site e redes sociais da Olimpíada no dia 28 de outubro e pode ser acessada em: http://www.olimpiada.fiocruz.br/premiados-7obsma. Entrevistas com os coordenadores regionais falando sobre as avaliações e os trabalhos recebidos nessa edição também podem ser encontradas no site: www.olimpiada.fiocruz.br .

Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – Fiocruz
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Desde 2013, a Olimpíada realiza parte de suas atividades, como as Oficinas Pedagógicas e a Mostra Olímpica, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do edital voltado a Olimpíadas Científicas. A OBSMA tem abrangência nacional é organizada em regionais e a cada dois anos projetos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula, que abordem as temáticas de saúde e meio ambiente, podem ser enviados para avaliação. Comissões regionais avaliam e escolhem os trabalhos que mais se destacam em todo o país para que sejam premiados e divulgados. A Olimpíada contempla os trabalhos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da Olimpíada:

(1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e;

(2) conhecer, valorizar e divulgar essas atividades.

Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada já recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário