quinta-feira, 15 de maio de 2014

Etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica bate recorde de inscrições de estudantes

Robôs autônomos, construídos por alunos do ensino fundamental e médio da Grande São Paulo, enfrentarão desafios como o resgate de vítimas

(JC) Divididos em 130 grupos de até quatro integrantes, estudantes de mais de 30 escolas de ensino médio e fundamental da Grande São Paulo participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2014, no dia 31 de maio, no Centro Universitário da FEI. Em função do elevado número de inscrições, 350 equipes, a etapa regional do Estado de São Paulo foi dividida em quatro eventos: na FEI, dia 31, dois na cidade de Presidente Epitácio e um em São Carlos. Todos eles classificam equipes para a etapa estadual, que ocorrerá em agosto, também no campus da FEI.

"Tivemos um número recorde de inscrições no Estado de São Paulo, mais do que o dobro do ano passado. Isso significa que a atividade de robótica está crescendo nesta região. A robótica é uma área estratégica para o desenvolvimento do Brasil e tem sido utilizada como ferramenta de ensino de conteúdos, como ciências, física, matemática, geografia, história e português. O País vem se destacando nessa área, e, por conta disso, sediará este ano a copa do mundo de robôs, a RoboCup, em João Pessoa", diz o prof. FlávioTonidandel, de Ciência da Computação da FEI, e Coordenador Geral da OBR.

Os robôs são construídos pelos alunos e devem ser totalmente autônomos. "Seja construído a partir de um kit ou do zero, com conceitos de eletrônica e mecânica, o robô precisa tomar todas as decisões sozinho. A Olimpíada Brasileira de Robótica é a maior competição desse nível no Brasil, tanto que sempre classificamos boas equipes para a etapa Internacional, a RoboCup", completa Tonidandel.

A OBR tem duas modalidades, Teórica e Prática, que se destinam, respectivamente, ao público leigo e a estudantes que já conhecem robótica. Na modalidade Prática, o desafio dos robôs será o resgate de vítimas, num ambiente hostil. Os robôs precisam cumprir a missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios: superar redutores de velocidade sem ficarem presos; atravessar terrenos desconhecidos, onde a trilha não pode ser previamente conhecida; desviar de escombros e subir montanhas para salvar uma vítima - representada por uma lata de refrigerante -, transportando-a para uma área segura, para que os humanos possam cuidar da vítima.

O objetivo da OBR é divulgar a robótica, suas aplicações, produtos e tendências, de forma a estimular a formação de uma cultura tecnológica, em que cidadãos se relacionem melhor com a tecnologia. A OBR é coordenada pelo Centro Universitário da FEI e pela UNESP. A FEI é uma das principais instituições que têm contribuído para o desenvolvimento da robótica no Brasil, por meio da coordenação e realização de eventos. O mais importante deles, este ano, é a RoboCup - que será em João Pessoa, de 19 a 25 de julho.

Com o objetivo de disputar vagas na etapa nacional, que será realizada em São Carlos-SP, em outubro, aproximadamente mil equipes estão inscritas para os torneios regionais em 25 Estados do País. Saiba mais em: http://www.obr.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário