sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dilma defende mais verbas para educação e diz que Olimpíada de Matemática contará pontos no Ciência Sem Fronteiras

(Folha) Durante cerimônia de premiação da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, ocorrida na tarde desta quarta-feira (7), no Rio, a presidente Dilma Rousseff anunciou que na próxima edição do programa Ciência Sem Fronteiras medalhas conquistadas na olimpíada contarão como pontos para a seleção para o programa.

Dilma esteve no Rio para a cerimônia de entrega de 500 medalhas de ouro aos participantes mais bem colocados entre os 18,7 milhões de estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas do país.

Os jovens foram cumprimentados, um a um, pela presidente. No total, 30 crianças esticaram os celulares e tiraram selfies com a presidente, que atendeu sorrindo a todos os pedidos. Dilma deu ainda autógrafos a seis crianças e recebeu três presentes– um terço, um livrinho e uma flor.

A cerimônia de entrega das medalhas às 500 crianças durou pouco mais de duas horas. O evento ocorreu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Só depois de todas as medalhas entregues, Dilma fez um discurso de cerca de trinta minutos. Ela enfatizou a necessidade de se ampliar os investimentos em educação, citou a lei que destina a maior parte dos royalties do petróleo para a educação e defendeu melhores salários para os professores.

"Pagar bem ao professor é estratégico para o Brasil nos próximos anos. O professor não tem a valorização adequada na sociedade e reconhecimento de competência e capacidade é remuneração", disse.

Sem dar detalhes, afirmou que a Olimpíada de Matemática contará pontos no Ciência Sem Fronteiras. Do mesmo modo que anunciou novidades para o programa, Dilma disse que o governo federal irá destinar recursos para a expansão do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), localizado no Jardim Botânico, zona sul do Rio.

"O governo federal vai oferecer dinheiro para a ampliação do Impa. Faremos novas instalações no terreno. No Ciência Sem Fronteiras, quem tiver mais medalhas terá mais ponto [durante o processo de seleção]", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário