terça-feira, 29 de abril de 2014

Brasil se prepara para as olimpíadas de astronomia no exterior

(Mercado da Comunicação) Enquanto o país pensa na Copa, estudantes brasileiros estão de olho, mesmo, na preparação para as Olimpíadas Internacional (IOAA) e Latino-Americana (OLAA) de Astronomia. O treinamento vai acontecer na cidade de Passa Quatro, sul de Minas Gerais. A programação será dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

As aulas serão ministradas por Pâmela Marjorie, da equipe de coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG); Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST); e Jair Barroso, do Observatório Nacional.

A equipe que irá para IOAA será composta pelos estudantes Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Charles Heringer Gomes (Mogi das Cruzes, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Felipe Vieira Coimbra (Teresina, PI) e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte, MG). Para a OLAA, a delegação brasileira será representada por Carolina Lima Guimarães (Vitória, ES), Lucas Hagemaister (Porto Alegre, RS), Rafael Charles Heringer Gomes (Mogi das Cruzes, SP) e Wagner Fonseca Rodrigues (Belo Horizonte, MG).

E os suplentes serão Bruno de Souza Leão Torres (Recife, PE), Enrico Pascucci Löffel (São Paulo, SP), Laura Cremonese Tronco (Restinga Seca, RS), Pedro Henrique da Silva Dias (Porto Alegre, RS) e Renner Leite Lucena (Fortaleza, CE).

O grupo terá à disposição um planetário móvel cedido pelo MAST para analisar as constelações por meio de projeções. Vão ainda aprender a montar e a manusear dois diferentes tipos de telescópios.

A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (VIII IOAA 2014) acontecerá na Romênia entre os dias 1º e 11 de agosto. E a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (VI OLAA) será no Uruguai de 10 a 16 de outubro.

Como participar
Para participar das duas olimpíadas, o candidato precisa de uma excelente pontuação na prova nacional da OBA. Em seguida, participa das seletivas e ainda passa por outra etapa. Depois de todo esse processo, os classificados fazem um treinamento intensivo com vários astrônomos.

Organização
A IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). A organização exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, podendo receber apoio de diferentes setores da sociedade. Já a OLAA é coordenada por astrônomos brasileiros, argentinos, uruguaios e de outros países da América Latina. Acontece desde 2009, quando foi fundada na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Já a OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Site oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
http://www.oba.org.br
----
E mais:
Alunos iniciam treinamento para olimpíada de astronomia no exterior (Portal Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário