terça-feira, 18 de março de 2014

Prorrogadas as inscrições para XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos poderão participar também da Mostra Brasileira de Foguetes

(Mercado da Comunicação) Foram prorrogadas, até o dia 31 de março, as inscrições para a XVII edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para VIII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os alunos mais bem classificados vão poder participar de eventos científicos, como, por exemplo, as olimpíadas internacional e latino-americana, além das Jornadas Espacial e de Foguetes e do Space Camp.

As instituições de ensino que não atuaram em edições anteriores podem se inscrever pelo site (http://www.oba.org.br) ou através das fichas de cadastros enviadas a todas as escolas.

A prova da OBA vai acontecer no dia 16 de maio. O exame é constituído de dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica. A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros níveis são para alunos do fundamental. E o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis.

A MOBFOG avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe.

Após o dia 16 de maio (data da prova da OBA), a escola deverá informar os nomes dos participantes da Mostra e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas.

Ambas as iniciativas são voltadas para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país. Elas acontecem dentro da própria escola.

De acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador nacional da OBA, o objetivo dos eventos é despertar o interesse nos jovens pelas ciências espaciais, além de levar a maior quantidade de informações sobre essas disciplinas para a sala de aula.

Canalle ressalta ainda que a intenção não é criar rivalidade entre escolas ou promover competição entre cidades ou estados: “Queremos disseminar os conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.

Organização
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A coordenação da olimpíada ainda organiza, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). São promovidos de 10 a 12 encontros por ano. O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Quem desejar organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

Mais informações:
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):
http://www.oba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário