quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Raupp destaca potencial da Obmep no interior do país

Em Minas Gerais, ministro da Ciência conheceu a escola que teve 26 alunos dentre os premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

(JC) Alunos da cidade de Dores do Turvo (MG) viveram um dia diferente e de festa nesta sexta-feira (23). A rotina de aulas foi interrompida com palestra, homenagens e a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Também prestigiaram a programação, preparada pela direção da Escola Estadual Terezinha Pereira, o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Almeida Guimarães, entre outros dirigentes do instituto e da área de educação.

O grupo foi ao município - situado no interior de Minas Gerais e a mais de 200 quilômetros da capital - conhecer o trabalho realizado na escola que teve 26 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no ano passado. Desse total, foram 11menções honrosas e 15 medalhas.

Duas das três medalhas de ouro foram conquistadas pelos estudantes DávilaMeireiles e Evandro Silva, de regiões rurais de Dores do Turvo, parabenizados pelo ministro Raupp pelo resultado. "A Obmep é um instrumento fundamental para se detectar talentos e fato de termos campeões aqui da área rural é muito significativo. Queremos atingir todos os rincões do país", afirmou.

O titular do MCTI também destacou a importância do trabalho comunitário. "O que surpreende nessas cidades pequenas é exatamente o envolvimento da comunidade, quando essa participação acontece o sucesso é garantido", comentou. Desde 2005, a escola, a única da cidade do 6º ao 9º ano e do ensino médio, conquistou 133 premiações, somando 34 medalhas.

Destaque nacional
Na avaliação do diretor do Impa, César Camacho, o fenômeno verificado na cidade é "considerado algo excepcional", ao se levar em conta a participação na olimpíada de quase 20 milhões de estudantes. "Uma escola de 500 alunos ter recebido 15 medalhas é espetacular. É o melhor desempenho do país", disse. "Isso significa que a escola fez algo diferente e nós precisamos conhecer", frisou.

César Camacho ressaltou ainda o desempenho dos estudantes do estado mineiro. "Em termos per capita, também é o melhor do país, inclusive supera o de São Paulo, que tem participação 50% maior", informou. "O desempenho de Minas Gerais é caracterizado por um desempenho mais uniforme em todo o estado, com exceção do Vale do Jequitinhonha, em que precisamos fazer um esforço adicional para que o desempenho seja melhor."

No início das atividades do dia, os estudantes acompanharam uma palestra motivadora com o professor de matemática Luciano Monteiro de Castro, que falou sobre as oportunidades oferecidas pelo Impa para quem pretende dar continuidade aos estudos e participar de competições internacionais.

Em seguida, alunos premiados pela Obmep ou que tiveram bom desempenho nas provas e ex-alunos da escola puderam participar de reunião com o ministro do MCTI. No encontro descontraído - que lotou uma das salas da unidade de ensino - os estudantes puderam trocar experiências e informações e ouvir das autoridades presentes um pouco sobre suas carreiras.

"Meu interesse pela matemática começou desde o ginásio, quando tive um excelente professor", revelou Raupp. "Meu pai, que gostava muito da matemática, também cobrava muito dos filhos em casa, tanto que tenho dois irmãos engenheiros", comentou o ministro, que foi professor de matemática e cursou física na universidade.

Relato
Ele também acompanhou atento o relato dos alunos que falaram de suas experiências. Como o jovem Fernando Moreira Ribeiro, primeiro aluno da escola a receber menção honrosa, em 2005. "Ele foi o único que até hoje acertou todas as 20 questões na primeira fase da olimpíada", lembrou o professor Geraldo Amintas, um dos principais responsáveis pelo treinamentos dos estudantes para a competição.

Fernando falou sobre a importância do aprendizado recebido durante os 11 anos que estudou na instituição. Aos 24 anos, ele é formado em engenharia de controle e automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e acaba de passar num concurso público das Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig).

Neste ano, o jovem é o padrinho de um programa de incentivo oferecido pela direção da escola, pelo qual ex-alunos são convidados a oferecer premiações aos estudantes classificados para a segunde fase da Obmep, "Quando era mais novo sonhava em entrar para a universidade. A base que a escola me ofereceu mostrou que isso é possível.", declarou. "Hoje que isso é realidade posso voltar e servir de exemplo. É realmente muito gratificante."
----
E mais:
Alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática recebem premiação no DF (Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário