quinta-feira, 25 de julho de 2013

Brasil é prata na olimpíada internacional de biologia


(Mercado da Comunicação) O Brasil conquistou uma medalha de prata e duas de bronze na 24ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês). O evento aconteceu na cidade de Bern, Suíça, e contou com a participação de 60 delegações e 242 alunos. Esse foi o melhor desempenho de uma equipe brasileira na IBO até hoje.

A prata foi obtida pelo estudante Mateus Lavor Lira (Fortaleza, CE). E as medalhas de bronze ficaram com Tayna Milfont Sá (Fortaleza, CE) e Eric Yoshido De Paulo (São Paulo, SP). Segundo Rubens Oda, líder do grupo e coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), o país conseguiu superar todas as expectativas, ficando na melhor colocação entre as equipes latino-americanas. “Ficamos, por exemplo, na frente da Argentina, do México e da Costa Rica”, diz.

- Esse resultado é a soma de esforços de diversas instituições. Tivemos o apoio financeiro do MEC, da FAPERJ e do MCTI (CNPq). Importantes universidades e colégios contribuíram com a melhoria da preparação de nossos alunos. Além disso, o Conselho Regional de Biologia (CRBio2) foi um importante parceiro institucional - afirma Oda.

Antes de irem à Suíça, os jovens tiveram aulas teóricas e práticas de Bioquímica, Biotecnologia, Microscopia, Ecologia, Genética, Histologia vegetal e Dissecção de vertebrados e invertebrados.

A programação foi organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e contou com a participação dos professores e mestres em ciências biológicas do Museu Histórico Nacional, das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Federal Fluminense (UFF), da Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro.

Para o professor José Pelielo (UERJ), um dos líderes do grupo, as medalhas obtidas pela equipe brasileira mostram o crescimento da OBB e o aperfeiçoamento do treinamento realizado com os alunos olímpicos. “A partir de agora é trabalhar com mais afinco para que consigamos nosso primeiro ouro em 2014, quando se realizará a 25ª IBO em Bali, Indonésia”.

OBB e como participar de eventos internacionais
A Olimpíada Brasileira de Biologia é organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) há 10 anos e conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e de parceiros sócios da ANBio.

Os alunos que têm interesse em representar o Brasil nas próximas edições das Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de Biologia devem se inscrever na OBB do ano que vem. O cadastro é bem simples. Primeiramente, é preciso que um professor da escola se credencie pelo site da OBB (http://www.anbiojovem.org.br/obb/). Depois, esse mesmo professor inscreve cada aluno na olimpíada.

Podem participar jovens que tenham no máximo 19 anos, até o dia 1º de julho do ano corrente, com o ensino médio em andamento ou completo e que ainda não estejam matriculados numa instituição de ensino superior.

Apoio à iniciativa
Instituições e empresas que tenham interesse em incentivar a iniciativa da Associação Nacional de Biossegurança podem entrar em contato pelo e-mail olimpíadas@anbio.org.br ou pelos telefones (21) 2220-8678 ou 2215-8580.

Sobre a ANBio
A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho, estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica. ANBio na internet: www.anbio.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário