quarta-feira, 24 de julho de 2013

Astrônomo do MAST representará o Brasil na 7ª IOAA

(MAST) O astrônomo do MAST, Eugênio Reis Neto, em reunião da Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (COBA) que é ligada à Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), foi escolhido para ser o 2º líder do time do Brasil na 7ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). O 1º líder é o Professor Gustavo de Araújo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos/SP.

A 7ª IOAA acontece entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, na cidade de Volos, na Grécia. Reconhecida oficialmente, em 2009, pela International Astronomical Union (IAU), a IOAA passou a contar com apoio direto da Comissão 46 (Ensino de Astronomia). Em 2012, o Brasil foi o país sede. Com apoio do MAST, esta foi a 1ª olimpíada científica estudantil internacional em solo latino-americano.

Presente em todas as edições do evento, o Brasil, neste ano, tem a equipe composta pelos estudantes Larissa Fernandes de Aquino (Olinda/PE), Allan dos Santos Costa (Bauru/SP), Daniel Mitsutani (Umuarama/SP), Fábio Kenji Arai (São Paulo/SP) e Luis Fernando Machado Poletti Valle (Guarulhos/SP).

“Ao selecionar estudantes para participar de competições internacionais de conhecimento, o Brasil os estimula para o estudo das Ciências, além de ajudar a despertar jovens talentos para a pesquisa científica”, analisa Eugênio Reis. No Brasil, os estudantes são selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que existe desde 1998.

Os líderes, além de acompanharem os estudantes, são responsáveis pela tradução das provas para a língua do seu país, quando necessário. Além disso, passam a fazer parte do International Board, que tem como responsabilidade, dentre outras, supervisionar a competição para que ela seja conduzida dentro dos regulamentos, revisar as correções das provas de seu país e estabelecer os ganhadores das medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além das Menções Honrosas.

Para Eugênio, os participantes da IOAA, estudantes de excelência do mundo inteiro, terão oportunidade de demonstrar suas capacidades e superar a si próprios, interagindo e transmitindo um pouco de sua cultura e experiência. “São os futuros engenheiros, físicos, matemáticos que guiarão nosso futuro tecnológico e espacial, e de ciências em geral, motivando outros jovens a seguirem o mesmo caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário