quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Inscrições para 9ª Olimpíada Brasileira de Biologia estão abertas

Escolas de Ensino Médio públicas e privadas podem participar da Olimpíada, promovida pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio).

(JC) As inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estão abertas. Estudantes de escolas de Ensino Médio públicas e privadas que tiverem pelo menos um professor credenciado podem participar da competição, organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), desde 2005.

A OBB é dividida em duas etapas. A primeira fase, eliminatória, é constituída por uma prova com 30 questões de múltipla escolha. Os classificados para a segunda etapa farão uma prova com, no máximo, 120 perguntas objetivas. Os alunos selecionados nas duas fases farão o treinamento no Rio de Janeiro antes de representar o Brasil nas competições internacionais que, no próximo ano, serão na Suíça e na Argentina.

Entre os objetivos da Olimpíada Brasileira de Biologia estão despertar o interesse dos estudantes brasileiros pela Biologia e aproximar a universidade do ensino médio. Em 2012, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, em Portugal, e uma de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia, em Singapura.

"As Olimpíadas de Ciências são consideradas pela Unesco um instrumento de inclusão social e contribuem para a melhoria do ensino em diversos países do mundo. Por isso, é fundamental que escolas, professores, empresas, entre outras instituições, incentivem a participação de nossos estudantes", diz a presidente da ANBio, Leila Macedo.

Para fazer o credenciamento dos professores, cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição online na página oficial da OBB (www.anbiojovem.org.br) até o dia 9 de abril de 2013. Os próprios professores credenciados são responsáveis pela inscrição dos alunos. Podem participar da Olimpíada estudantes que tenham, até o dia 1 de julho de 2013, no máximo 19 anos e que estejam com o ensino médio em andamento ou completo, desde que nunca tenham feito matrícula em instituição de ensino superior. Na página, os interessados também podem acessar o edital e o cronograma da 9ª Olimpíada Brasileira de Biologia.

Apoio à iniciativa - Instituições e empresas que tenham interesse em incentivar a iniciativa da Associação Nacional de Biossegurança podem entrar em contato pelo e-mail olimpiadas@anbio.org.br ou pelos telefones (21) 2220-8678 ou 2215-8580.

Sobre a ANBio - A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho, estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica. ANBio na internet: www.anbio.org.br.
----
Matéria similar na Agência Ciência Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário